Profissional autônomo já tem 30 anos de contribuição: já pode se aposentar?

Já posso me aposentar com 30 anos de contribuição como profissional autônomo? Tire todas as suas dúvidas aqui No Detalhe.

A aposentadoria pelo INSS é o sonho de todo brasileiro, de conquistar o valor mensal para viver o resto da sua vida, após contribuir muito para sociedade. E isso não deixa de fora os autônomos, que trabalham por conta própria e efetuam o pagamento do benefício todos os dias.

Mas com as novas regras implementadas, muitas questões acerca desse grupo de pessoas vem à tona, como aposentar após os 30 anos de contribuição.

Publicidade

Publicidade

A questão é que, caso tenha feito a contribuição desse tempo antes de 2019, como autônomo ou não, tem o direito a se aposentar com as regras antigas, sem a implementação das novas.

Sem dar entrada na aposentadoria eu ainda posso me aposentar?

Sim, independente se foi feita a entrada ou não na aposentadoria, e fez a contribuição total no tempo anterior às novas regras, poderá ingressar no processo para a conquista do benefício sem nenhum prazo de validade vigente.

Profissional autônomo já tem 30 anos de contribuição já posso me aposentar (2)
Fonte/Reprodução: original

O profissional autônomo precisa apenas estar em dia com o pagamento do valor do INSS que lhe foi cobrado durante os 30 anos de contribuição, e levar os documentos necessários para efetivar.

Publicidade

Publicidade

Profissional autônomo tem mais dificuldade em se aposentar?

Existem algumas peculiaridades para os trabalhadores autônomos na hora de se aposentar, isso porque em quantidade, é um dos mais negados em relação às outras formas de trabalho.

Essa questão se deve ao fato de que, como o indivíduo trabalha para si mesmo, a contribuição e as obrigatoriedades são de total dependência do mesmo. Não é igual ao trabalhador CLT, que a própria empresa faz o processo de arrecadação de cada funcionário.

Com essa questão, muitas coisas podem passar batido e garantir para que a aposentadoria seja negada, por coisas simples durante o tempo que não foi realizada que eram necessárias. Isso faz com que o autônomo tenha um pouco mais de dificuldade em conseguir o benefício do INSS.

Como saber se eu já posso me aposentar?

Caso tenha o processo do ano até 2019 como informado, basta entrar com o processo. Mas caso tenha terminado a contribuição após esse período, o tempo de idade mínima é aplicado como nova regra determinante.

E para saber qual esse tempo, o INSS disponibiliza uma calculadora para que as pessoas que desejam se aposentar, verifiquem se já estão aptas para entrar com o processo. 

Com o celular e o aplicativo MEU INSS, você consegue realizar o cálculo ao clicar em “Simular aposentadoria”, com isso é necessário preencher tudo da forma correta, e o aplicativo mostrará o tempo que falta, ou se já consegue se aposentar.

Publicidade

Publicidade

Com o desenvolvimento de tecnologias, pode ser que o número de autônomos que têm seu pedido negado diminua. Isso porque o fato acontece por simplesmente falta de informação sobre todo o processo, pagamentos e etc.

E com o celular e os aplicativos para facilitar, isso pode se tornar menos repetitivo a partir de agora, se considerarmos que a acessibilidade é maior das informações necessárias. 

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário