Prova de vida Banco do Brasil: tudo que os beneficiários precisam saber!

Prova de vida Banco do Brasil tudo que os beneficiários precisam saber! (1)
Fonte/Reprodução: original

A prova de vida é essencial para que as instituições bancárias e governamentais possam liberar os benefícios dos segurados pelos direitos sociais, especialmente os que vêm do INSS. No ano de 2021, a prova de vida deve ser realizada para que o benefício seja sacado por intermédio do Banco do Brasil.

Devido aos rumos trazidos pela pandemia, a exigência da prova de vida para receber os benefícios pelo Banco do Brasil foi suspensa no ano passado (2020). Mas essa suspensão já acabou e as instituições urgem os beneficiários, ainda mais os que recebem aposentadoria pelo INSS, a atualizarem os seus cadastros. 

Publicidade

Publicidade

Agora, a prova de vida dos beneficiários do BB deve ser realizada a partir de janeiro de 2022. A exigência é obrigatória. Portanto, quem não fizer a prova de vida até o ano que vem poderá perder o benefício.

É importante ressaltar que a prova de vida é uma maneira das instituições públicas evitarem cair em fraudes e pagar os benefícios a quem não os é de direito. A prova de vida impede que familiares do beneficiário aposentado, por exemplo, recebam a aposentadoria em lugar do parente falecido.

Como fazer a prova de vida os beneficiários do Banco do Brasil?

A prova de vida deve ser realizada todos os anos. Para atualizar o cadastro, é só ir até uma agência do Banco do Brasil. O beneficiário deve apresentar o documento de identidade e o comprovante de residência.

Publicidade

Publicidade

É possível realizar prova de vida do Banco do Brasil pela internet?

O meio digital para fazer a prova de vida do BB em 2021, ou a partir do início de 2022, é através do app do BB. Para isso, é necessário acessar o menu “Serviços” do aplicativo e depois a opção “prova de vida INSS”.

O app pedirá uma selfie com a identidade, além de uma foto, frente e verso, do mesmo documento. 

Prova de vida Banco do Brasil tudo que os beneficiários precisam saber! (2)
Fonte/Reprodução: original

Após esse pequeno procedimento, a prova de vida no Banco do Brasil está concluída.

Prova de vida Banco do Brasil: como fazer pelo caixa eletrônico?

Ainda é possível fazer, em 2021, a prova de vida BB pelo caixa eletrônico. Vale a pena não ser necessário fazer esse procedimento no ano vindouro, pois muitas pessoas o farão simultaneamente devido a urgência do prazo.

De acordo com as instruções oferecidas no portal BB, basta ir até o caixa eletrônico e fazer a prova de vida por biometria. Antes o beneficiário deve entrar na opção “Facilidades” disponível no menu dos terminais de caixa eletrônico. 

A prova de vida realizada em 2021 pelo BB é a forma mais rápida, mais fácil, de assegurar o pagamento da aposentadoria em 2022 e não correr o risco de perder o benefício. Afinal, o INSS tem a obrigação de entregar o benefício e, ao mesmo tempo, não deixar escapar as tentativas de fraude.  

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar