Quanto custa anunciar no Mercado Livre?

Elouise Lopes

18/09/2022

A busca por marketplaces, como é o caso do Mercado Livre, tem se tornado cada vez maior e um dos critérios na escolha é o custo para anunciar.

É importante entender quanto custa anunciar no Mercado Livre e tirar outras dúvidas.

A seguir, você fica sabendo quanto custa anunciar no Mercado Livre, como anunciar uma venda pelo Mercado Livre e se vale a pena vender pela plataforma. Não deixe de continuar lendo.

Quanto custa anunciar no Mercado Livre?

O Mercado Livre é tido como um dos principais marketplaces da América Latina. Atualmente, a plataforma apresenta mais de 60 milhões de anúncios em tempo real, contando com diversos profissionais especializados, lojas pequenas e grandes que escolhem expor seus produtos de maneira virtual.

Porém, também é possível que pessoas físicas façam anúncios para vender pelo Mercado Livre. Basta utilizar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e utilizar os dados pessoais na hora de criar uma conta. Inclusive, vale comentar que criar uma conta no Mercado Livre não é uma tarefa difícil.

A vantagem é que o usuário não realiza nenhum pagamento para anunciar no Mercado Livre. Isso porque fazer anúncios na plataforma é uma ação gratuita. Sendo assim, o vendedor não deve se preocupar em fazer pagamento de taxas ou tarifas.

É preciso apenas que o usuário realize algum pagamento se ele utilizar certos tipos de anúncio, que tendem a aumentar a visibilidade da venda do produto. Ou seja, o usuário é cobrado em caso de querer impulsionar o anúncio, solicitando a promoção do produto em questão, dentro ou fora da plataforma.

A seguir, você confere os tipos de anúncios oferecidos pela plataforma de vendas.

  • Grátis: o anúncio fica disponível por até 60 dias, e o vendedor não paga nada por isso. Os produtos costumam ter pouca visualização.
  • Clássico: a exposição é ilimitada, com visibilidade média, e é cobrada uma taxa de 11% em cima do valor da venda para produtos que custam mais de R$ 120. Para produtos que custam menos que R$ 120, além da taxa de 11%, também é cobrado R$ 5 por unidade vendida.
  • Premium: há uma taxa de 16% em cima do valor da venda, para produtos que custam mais de R$ 120. Para produtos que custam abaixo de R$ 120, além da taxa de 16%, também será cobrado R$ 5 por unidade vendida.

Como anunciar no Mercado Livre?

Como comentamos anteriormente, empresas e pessoas físicas podem se cadastrar na plataforma e anunciar produtos. As empresas devem criar uma conta utilizando o CNPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica), enquanto pessoas físicas devem utilizar o CPF.

A partir do momento em que o usuário cria uma conta e ela é aprovada, é possível cadastrar produtos para anunciar. Os produtos devem estar dentro das exigências do Mercado Livre e respeitar as regras da plataforma.

De modo geral, o usuário só precisa preencher título, descrição, ficha técnica do produto, imagens, entre outros dados.

Entre as regras a que o anunciante deve atentar está a de que o preço do produto deve ser igual ou superior a R$ 7, o que permite cobrir tarifas de venda. Se o usuário desejar vender produtos abaixo de R$ 7, a recomendação é que o usuário crie anúncios novos, oferecendo packs com várias unidades.

Vale a pena vender pela plataforma?

Para quem está procurando espaços virtuais para realizar vendas, é importante levar em consideração o fato de que o Mercado Livre é uma das maiores plataformas existentes. Isso significa que vale muito a pena vender por meio dessa plataforma que atrai milhões de usuários por dia.

De acordo com informações divulgadas pelo próprio Mercado Livre, 9 vendas são feitas a cada segundo na plataforma.

Inclusive, um balanço divulgado pela empresa permitiu verificar que 299,5 milhões de anúncios foram registrados na plataforma apenas durante o primeiro trimestre de 2021. Um dos fatores que tornaram isso possível foi o aumento no número de vendedores que escolheram a plataforma para anunciar vendas.

Com isso, é totalmente válido escolher o Mercado Livre para anunciar produtos.

Além de tudo, o usuário deve saber que a plataforma concede alguns benefícios para quem consegue alcançar uma boa reputação enquanto vendedor, como 50% de desconto nesse envio para quem atinge a reputação verde.

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Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

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