Quem tem direito ao auxílio-inclusão de R$550,00?
Quem tem direito ao auxílio-inclusão de R$550,00? Veja tudo que você precisa saber aqui no site No Detalhe.
O Auxílio-Inclusão é um benefício atribuído para pessoas que integram o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que estejam exercendo um trabalho. Essa ferramenta vem para auxiliar o cidadão portador de deficiência ou idoso com mais de 65 anos a se manter ou reingressar no mercado de trabalho.
O que é o auxílio-inclusão?
Esse benefício, criado pelo Governo Federal, tem o objetivo de incluir e incentivar beneficiários do BPC que se enquadrem nos quesitos a ingressarem ou permanecerem no mercado de trabalho.
- Fonte/Reprodução: original
O Auxílio-Inclusão foi formulado especialmente para estimular a autonomia, promover a cidadania às pessoas que se enquadrem nos termos determinados e fazer com que desfrutem de um emprego digno. Esse benefício não entra atualmente no cálculo da renda familiar.
A quantia de R $550,00 será depositada para aqueles que solicitarem o Auxílio-Inclusão. Vale lembrar que o BPC é pago na quantia de R $1.100 para os participantes, caso a pessoa beneficiada consiga ingressar no mercado de trabalho, ela passará a se beneficiar do auxílio-inclusão e receberá a metade do valor.
Deste modo, o beneficiário não integrará mais o BPC, porém, com a possível perda do novo emprego, ele será incluído novamente. É interessante ressaltar que o benefício é de caráter assistencial, desta forma, o BPC e Auxílio-Inclusão não tem como exigência a contribuição previdenciária.
A quem se destina o auxílio-inclusão?
O Auxílio-Inclusão é destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas portadoras de alguma deficiência, seja física, sensorial, intelectual e mental que não estejam em correspondência com as demais em sociedade.
Além disso, é de extrema importância que o beneficiário se integre aos critérios para conseguir solicitar o programa de incentivo Auxílio-Inclusão. São eles:
- Ser integrante do BPC/Loas;
- Emprego formal;
- Não constar em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) restrições;
- Ter renda de até dois salários mínimos, que seria equivalente ao valor de R $2.200 no ano de 2021.
Vale deixar em evidência que para o beneficiário integrar o BPC sua renda deverá atingir no máximo ¼ de um salário mínimo. Apesar disso, essa norma atualmente não se aplica ao auxílio-inclusão.
Para quem se enquadra e queira solicitar o Auxílio-Inclusão, poderá buscar pelo atendimento da central do INSS, pelo número 135, pelo site ou aplicativo “Meu INSS”.
O aplicativo tem acesso pela internet, em computadores ou celulares Android e IOS. Caso a pessoa deseje, também poderá procurar por atendimento presencial.