Desperdício zero: 5 receitas gourmet com restos de alimento do dia anterior

Elouise Lopes

02/03/2023

Em boa parte das vezes que você cozinha, pode ser que acabe sobrando comida. Ao invés de jogar os restos de alimento, você pode tentar preparar algumas receitas bem interessantes.

Veja também: Extraia o máximo de sabor das Folhas de Hortelã com estes 4 usos inusitados

Jogar comida fora é ruim porque você joga fora também os recursos que usou para preparar aquela refeição. Ou seja, você está desperdiçando comida e ao mesmo tempo está desperdiçando temperos, energia elétrica, gás e mais. Entre outras razões.

Desperdício zero: 7 receitas gourmet com restos de alimento do dia anterior

Por isso, não é nem um pouco legal jogar as sobras de comida no lixo. O melhor a se fazer é reaproveitar o que sobrou para preparar outras receitas igualmente ou mais saborosas.

1) Risoto de restos de legumes

Uma primeira receita bem interessante que vale a pena fazer é o risoto usando sobras de legumes. Comece aquecendo um caldo de legumes em uma panela em fogo médio e use outra panela para ir aquecendo azeite e a manteiga em fogo médio-alto.

Quando a manteiga ou óleo estiverem aquecidos, refogue cebola e o alho para depois adicionar arroz cru. Mexa até vê-lo revestido com a manteiga e o azeite.

Após refogar tudo, adicione uma concha de caldo de legumes quente e espere o líquido evaporar, repetindo até cozinhar o arroz. Daí você vai poder colocar os legumes e temperar tudo usando com sal e pimenta.

Por fim, retire o risoto do fogo e adicione o queijo parmesão ralado, mexendo até derreter.

2) Sopa com sobras de frango

Se a ideia é economizar, a sopa com sobras de frango é uma boa pedida. Dá para incrementar sobras de legumes e vegetais também, desde cebola e alho até batatas e cenouras. Para começar, você deve aquecer azeite em uma panela grande.

Você irá adicionar a cebola e o alho e refogar tudo até os legumes ficarem macios. Quando isso acontece, adicione as sobras de verduras (ou verduras de sua preferência, previamente cozidas). Em seguida, adicione o caldo de frango ou água à panela (caso o frango não seja cozido).

Daí basta colocar frango desfiado e ir adicionando sal, pimenta e ervas secas. Após mexer tudo, é hora de deixar a sopa ferver. Nesse momento, coloque em fogo médio e deixe cozinhando por 25 ou 30 minutos. Coloque uma cebolinha picada e queijo ralado para dar um toque especial.

3) Salada de macarrão com sobras de vegetais grelhados

Essa é uma boa forma de aproveitar os vegetais que sobraram do churrasco vegetariano ou vegano.

Essa receita consiste em cortar os vegetais grelhados em pedaços pequenos e colocar em uma tigela grande, junto com o macarrão (já  cozido), os vegetais grelhados e folhas verdes.

Feito isso, é só você pegar e adicionar tomate cereja cortado ao meio (se quiser) e usar o azeite de oliva, vinagre balsâmico, sal e pimenta a gosto para temperar a salada.

Para dar um toque especial, você pode colocar queijo feta ou parmesão ralado e misturar bem, finalizando a receita.

4) Omelete de sobras de legumes e queijo

Nessa receita, você pode usar diferentes legumes, que vão ficar a seu critério.

Você vai começar batendo ovos em uma tigela com o leite, sal e pimenta, e em seguida adicionar os legumes (que devem estar picados). Aí é só misturar tudo muito bem.

Use uma frigideira antiaderente para começar a aquecer óleo ou manteiga, usando fogo médio. Quando a panela estiver um pouco quente, você deve adicionar a mistura de ovos e legumes na frigideira e deixar cozinhar até que a parte de baixo esteja firme e dourada.

Em seguida, polvilhe queijo ralado por cima da omelete e, tendo a ajuda de uma espátula, faça a omelete dobrar ao meio. Feito isso, cozinhe mais um pouco, para derreter o queijo e terminar de cozinhar a omelete. Daí é só servir a omelete quente.

5) Croquetes de sobras de arroz

Para fazer essa receita, você vai precisar de pelo menos duas xícaras de sobra de arroz.

Para começar, refogue cebola e alho em uma panela e, quando estiverem dourados, adicione o arroz, misturando bem. Também misture temperos em seguida, como sal e pimenta.

Quando estiver tudo bem misture, adicione farinha de trigo. Daí é só misturar até o arroz ficar completamente coberto. Em seguida, você vai colocar o leite aos poucos, sem parar de mexer, até ter uma substância homogênea. Quando isso acontecer, coloque o queijo ralado (mas só se quiser) e volte a misturar.

Espere a mistura esfriar para fazer porções no formato de croquete. Em seguida, bata o ovo em uma tigela, onde você vai passar cada croquete, e depois na farinha de rosca. Daí é só fritar os croquetes em óleo e retirar da frigideira quando dourar.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta