Remova manchas de tinta das paredes e dos móveis seguindo estes métodos eficazes

Conheça alguns método eficazes para remover manchas de paredes e móveis com respingos de tinta e tenha tudo novo em folha outra vez.


Uma coisa que tende a acontecer sempre que alguém faz uma pintura nova em casa é ter manchas de tinta nas paredes e móveis.

Veja também: Siga este método infalível e remova manchas difíceis do carpete ou do tapete

A pessoa pode tomar todos os cuidados possíveis, colocando lona no chão e sobre os móveis e ainda assim acaba encontrando manchas.

Remova manchas de tinta das paredes e dos móveis seguindo estes métodos eficazes
(Imagem: Divulgação/Martin de Arriba)

Nas próximas linhas, você vai conferir alguns métodos eficazes na hora de remover esses respingos de tinta (à base de água) em cada situação.

1) Piso

Se você acabou deixando respingar tinta no piso da sua casa, você tem a opção de usar CIF Perfumado para limpar o azulejo bem rapidinho.

Para isso, basta aplicar o produto em cima da mancha de tinta e aguardar em torno de 5 ou 10 minutos. Depois de esperar, você deve esfregar com uma esponja, enxaguar e secar bem.

Existe outra alternativa, para o caso de o piso ser de cerâmica.

Se o material for de cerâmica, o que a pessoa precisa fazer é aplicar água e sabão em pó. Feito isso, é preciso misturar os produtos e usar a parte áspera da esponja para esfregar até a mancha sair.

Após isso, você usa o CIF Perfumado, lavando e enxaguando depois.

2) Madeira

Pensando em pisos de madeira e uma mobília feita com o mesmo material, ainda tem a possibilidade de fazer algo muito simples.

Para tirar tinta da madeira, você só precisa de dois ingredientes: água e detergente. Só que a temperatura da água é a chave para deixar o piso ou o móvel como novo. A água precisa estar quente, por isso você só deve despejar água sobre o chão depois de ferver o líquido.

Na hora de tirar a água, você não vai usar a esponja, mas sim uma lâmina fina do raspador. Mas lembre-se de ter cuidado, fazendo um movimento com a lâmina por vez.

Se só a água quente não for suficiente para se livrar de manchas, você ainda pode apostar em um secador de cabelo para isso.

Não use produtos, como o CIF Perfumado, porque na madeira o produto tem um efeito inverso ao que teria na cerâmica, por exemplo.

3) Porcelanato

Limpar a madeira e se livrar de manchas pode ser bastante fácil, já que só se usa água e detergente.

Por outro lado, tirar mancha de tinta de porcelanato é algo que vai exigir um pouco mais de atenção, começando pela mudança de produto, pois nesse caso você irá precisar de um produto solvente, como o thinner.

Você vai precisa aplicar algumas gotas do solvente em um pano limpo e seco. Depois, você deverá passar sobre a mancha, que ela saia totalmente.

Para finalizar e deixar o porcelanato brilhando, passe um pano úmido e depois enxugue o material.

4) Vidro

Mesmo que a pessoa tome cuidados na hora de pintar a parede em volta da janela ou porta de vidro, ainda tem risco de manchar de tinta. A boa notícia é que também tem solução para limpar esse material, caso tenha respingado tinta.

Ainda é bom saber que limpar vidro sujo de tinta também não é difícil, se ela for à base de água.

Para isso, você vai contar com álcool isopropílico. O sucesso é garantido e o processo não é nem um pouco sofrido. Afinal, esse produto tem a propriedade de amolecer a tinta e facilitar o trabalho da faxina.

Você vai começar usando uma esponja molhada com um pouco de álcool isopropílico para esfregar a superfície com o lado áspero da esponja. Mas lembre-se de fazer movimentos suaves, para evitar arranhar o vidro.

Tendo feito isso, você vai deixar o álcool agir sobre o material.

Dá para deixar deixar a esponja úmida na superfície do vidro com tinta para acelerar o processo de remoção da tinta.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.