Renault Sandero: guia definitivo de compra de um dos hatches mais populares do Brasil

Felipe Matozo

20/05/2023

Mesmo tendo saído de linha em 2023, o Renault Sandero continua sendo uma opção atraente para quem busca um seminovo.

Com uma sólida reputação no mercado brasileiro, o Sandero é conhecido por questões como confiabilidade, conforto e custo-benefício.

Mas para te ajudar a conhecer melhor esse popular hatch e saber se ele é um bom investimento, vamos te mostrar um guia sobre o Renault Sandero Vibe 1.0, modelo para quem busca um carro de até R$ 50 mil.

Um olhar geral sobre o Renault Sandero Vibe 1.0

Renault Sandero guia definitivo de compra de um dos hatches mais populares do Brasil

Confira um guia com as principais informações sobre o Renault Sandero Vibe 1.0. Foto: Divulgação

O Sandero Vibe 1.0 de 2019, modelo que pertence à segunda geração do modelo, é um hatch compacto de quatro portas com capacidade para acomodar confortavelmente cinco passageiros.

Com um preço médio de R$ 47.000 e um IPVA que, no estado de São Paulo, é de aproximadamente R$ 1.876, ele aparece uma opção financeiramente atraente para quem busca um seminovo. Mas será que vale a pena?

Mecânica: O coração do Sandero

O motor do Sandero Vibe 1.0 é um ponto de destaque. Equipado com um motor dianteiro B4D 1.0 de 3 cilindros, oferece potência máxima de 82 cv quando abastecido com álcool e 79 cv com gasolina.

O torque máximo é de 10,5 kgfm com álcool e 10,2 kgfm com gasolina, ambos a 3500 rpm. O carro ainda conta com um câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira, proporcionando uma direção suave e precisa.

Consumo: Economia na ponta do acelerador

No quesito consumo, critério muito importante para quem busca um compacto para o dia a dia, o Renault Sandero se destaca pela economia.

Afinal, o consumo na cidade é de 9,5 km/l com álcool e 14,2 km/l com gasolina, enquanto na estrada ele faz 9,6 km/l com álcool e 14,1 km/l com gasolina.

Com um tanque de combustível de 50 litros, a autonomia pode chegar a até 710 km na cidade e 705 km na estrada quando abastecido com gasolina. Uma maravilha para quem busca economia no dia a dia.

Dimensões e Espaço Interno: Compacto por fora, grande por dentro

Embora seja um hatch compacto, o Renault Sandero surpreende pelo espaço interno. Com 4,6 m de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,59 m, há espaço de sobra para os passageiros.

Além disso, o porta-malas de 320 litros é generoso para a categoria, perfeito para acomodar as compras do supermercado ou as malas para uma viagem.

Conforto e Segurança: A prioridade do Sandero

O Sandero não economiza quando o assunto é conforto e segurança. Ele conta com itens como ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança com ajuste de altura, ajuste elétrico dos retrovisores e muito mais.

Além disso, a segurança é garantida com recursos como freios ABS, alarme antifurto perimétrico e airbags frontais.

Infotenimento: Conectividade ao seu alcance

Para os amantes de tecnologia e conectividade, o Sandero não decepciona. Isso porque ele conta com rádio, conexão bluetooth, volante multifuncional, conta-giros, conexão USB, navegador GPS, computador de bordo e informação de trânsito em tempo real.

Tudo para que suas viagens sejam não apenas confortáveis, mas também divertidas e informativas.

Afinal, o Renault Sandero ainda vale a pena?

O Renault Sandero prova que, mesmo saindo de linha, ainda tem muito a oferecer. Sua mecânica confiável, consumo eficiente, espaço interno generoso, conforto, segurança e sistema de infotenimento fazem deste carro uma opção sólida para quem busca um seminovo.

Agora que você já conhece o Renault Sandero em detalhes, que tal compará-lo com outro popular hatch do mercado? Confira nosso comparativo “Ford Ka ou Renault Sandero? Melhor Hatch Compacto até R$ 50 mil” e veja qual se encaixa melhor no seu perfil e nas suas necessidades.

Ficha técnica do Renault Sandero Vibe

RENAULT SANDERO VIBE 1.0
Ano: 2019
Preço: por volta de R$ 47.000
IPVA: R$ 1.876 (com base no estado de SP)
Configuração: Hatch compacto
Combustível: Flex (álcool e gasolina)
Lugares: 5
Portas: 4
Geração:
MECÂNICA E CONSUMO
Motorização: Motor dianteiro B4D 1.0, de disposição transversal, 3 cilindros em linha, tuchos mecânicos, cilindrada unitária de 333 cm³, 4 válvulas por cilindro, peso/potência de 12,33 kg/cv, peso/torque de 96,3 kg/kgfm, rotação máxima de 6500 rpm, aspiração natural e alimentação por injeção multiponto
Potência máxima: 82 cv com álcool e 79 cv com gasolina a 3500 rpm
Torque máximo: 10,5 kgfm com álcool e 10,2 kgfm com gasolina a 3500 rpm
Velocidade máxima: 163 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 13 segundos
Consumo na cidade: 9,5 km/l com álcool e 14,2 km/l com gasolina
Consumo na estrada: 9,6 km/l com álcool e 14,1 km/l com gasolina
Autonomia: 475 km com álcool e 710 km com gasolina na cidade
480 km com álcool e 705 km com gasolina na estrada
Câmbio: Manual de 5
marchas, com embreagem monodisco a seco
Tração: Dianteira
Direção: Eletro-hidráulica, com diâmetro de giro de 10,6 metros
Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com mola helicoidal
Suspensão traseira: Eixo de torção, com mola helicoidal
Freio dianteiro: Disco ventilado
Freio traseiro: Tambor
Pneus dianteiros: 185/65 R15, com altura do flanco de 120mm
Pneus traseiros: 185/65 R15, com altura do flanco de 120mm
DIMENSÕES
Comprimento: 4060mm
Distância entre-eixos: 2590mm
Porta-malas: 320 litros
Peso: 1011kg
Largura: 1733mm
Altura: 1536mm
Tanque de combustível: 50 litros
Carga útil: 456kg

Itens de série do Renault Sandero Vibe

SEGURANÇA
Itens de série: Freios ABS, alarme antifurto perimétrico, faróis de neblina, repetidores laterais das luzes de direção, desembaçador do vidro traseiro, airbags frontais, faróis com refletores duplos, limpador e lavador do vidro traseiro, travamento central das portas, sensores de estacionamento traseiro
CONFORTO
Itens de série: Ar-condicionado (1 zona), ar quente, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança com ajuste de altura, ajuste elétrico dos retrovisores, banco traseiro rebatível, luz no porta-malas, comando interno da tampa de abastecimento, capô sustentado por mola a gás, direção assistida, ajuste do volante em altura, controle elétrico dos vidros dianteiros, rodas de liga leve, destravamento remoto do porta-malas, luz no porta-luvas, alças de segurança no teto
INFOTENIMENTO
Itens de série: Rádio, conexão bluetooth, volante multifuncional, conta-giros, conexão USB, navegador GPS, computador de bordo, informação de trânsito em tempo real

Você também pode gostar de ler
Ford Fiesta SE: guia definitivo de um dos hatches compactos mais populares

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.