RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda: veja se você vai receber NESTE MÊS

O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022 será pago neste mês, descubra se você tem direito.


Nesta sexta-feira (22/07), a Receita Federal liberou a consulta do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2022que será pago neste mês.

Ao todo, serão mais de 5,24 milhões de contribuintes contemplados no próximo lote, que será pago no próximo dia 29 de julho. Dessa vez, o valor total do crédito é de R$ 6,3 bilhões.

A seguir, confira quem recebe a restituição do Imposto de Renda neste mês e saiba como consultar se você tem direito.

Quem recebe a restituição do IR neste mês?

RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda: veja se você vai receber NESTE MÊS
Descubra se você terá direito à restituição do Imposto de Renda neste mês. Foto: Shutterstock

O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda será pago a contribuintes que entregaram a declaração até o dia 3 de maio e não caíram na malha fina.

Além disso, também entram neste lote contribuintes que fazem parte de grupos prioritários e enviaram a declaração a qualquer tempo, sem erros.

Como consultar restituição do Imposto de Renda?

Se você entregou a sua declaração do Imposto de Renda 2022 até dia 3 de maio ou faz parte de algum grupo prioritário e deseja saber se terá direito à restituição neste mês, basta seguir os passos abaixo para consultar o terceiro lote:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Depois, digite os números do seu CPF e da sua data de nascimento nos campos indicados. Mas digite apenas os números, sem traços, barras ou pontos;
  3. Se você deseja consultar a restituição referente ao IRPF de outro ano, selecione o ano em questão no botão indicado. Senão, mantenha em “2022”;
  4. Em seguida, digite as letras e números da imagem que aparecer na tela e clique no botão “Consultar”.

Para quem preferir fazer uma consulta por aplicativo, basta baixar o app “Meu Imposto de Renda” na loja de aplicativos do seu celular.

Por meio desta consulta, também é possível identificar eventuais pendências para a restituição. Nesse caso, se você caiu na malha fina, por exemplo, pode corrigir inconsistências com uma declaração retificadoraconforme já explicamos aqui.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.