Saiba onde achar o número na Carteira de Trabalho Digital

Está confuso em achar o número na carteira de trabalho digital? Não se preocupe, aqui No Detalhe, nós vamos te mostrar.

Atualmente, a migração para o digital vem sendo cada vez mais forte, muitos documentos já podem ser acessados digitalmente e as pessoas não dependem mais tanto da sua versão física. 

A Carteira de Trabalho Digital foi criada para proporcionar facilidade. Nela contém as mesmas informações que na versão física. Como ela é criada a partir de um aplicativo de celular, o trabalhador sempre estará com ela para onde for e a consultando a qualquer momento. 

Publicidade

Publicidade

O que é a Carteira de Trabalho Digital e como funciona?

A Carteira de Trabalho é um registro imposto para os trabalhadores brasileiros contratados por empresas e entidades. Agora, ela ganhou a versão digital, onde carrega velhos contratos e atuais, além de suas anotações sobre a vida do empregado.

Todas as informações são acessíveis por meio de site ou aplicativo criado pelo Governo Federal. 

Saiba onde achar o número na Carteira de Trabalho Digital (2)
Fonte/Reprodução: original

O número da Carteira De Trabalho Digital também está disponível para o trabalhador que deseja consultá-lo. De acordo com o governo, essa versão da Carteira De Trabalho veio com o intuito de agilizar a vida dos trabalhadores que poderão ter esse documento sempre que precisarem.  

Publicidade

Publicidade

A CTPS no formato digital é encontrada através do site feito pela Secretaria de Trabalho e também pelo App CTPS Digital, para celulares que atuam com o sistema Android e iOS. Essa modernidade foi criada no ano de 2017, mas só no ano de 2019 conseguiu dar início à substituição de seu modelo físico.

Como conseguir a Carteira de Trabalho Digital?

Para adquirir a entrada na CTPS Digital, o trabalhador necessita utilizar o número de seu CPF e login criado no Portal Único, realizado pelo Portal Gov.br.

Ao contrário do processo de retirada da CTPS na versão física, para conseguir acesso a este documento digitalmente, basta esperar alguns segundos. O recebimento é imediato.

Como saber o número da Carteira de Trabalho Digital?

Para a alternativa eletrônica, o número da Carteira de Trabalho Digital é o próprio CPF. Esse número tem de ser comunicado a qualquer empregador antes da contratação oficial – isso por razão de que na alternativa digital, não é obrigatório o número de série.

Logo, o número antes encontrado na versão comum, passa a ser substituído pelo CPF do trabalhador.

Quais outras informações aparecem na CTD?

Fora o número da Carteira de Trabalho Digital, que condiz ao CPF do trabalhador, outras informações podem ser encontradas nessa versão. Todos os dados da versão física podem ser encontrados também na versão digital, como o número do PIS e NIS, além de todas as contratações passadas e informações. 

Publicidade

Publicidade

A Carteira de Trabalho Digital é uma modernização feita para integrar cada vez mais os dados para o Ministério da Economia, desse modo, desde o ano de 2019 ela substitui a carteira impressa. Mesmo com a substituição, a CTPS ainda é necessária e deve ser mantida pelo trabalhador. 

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário