Regra do PIS/Pasep 2022 permite pagamento para quem trabalhou no ano passado? Entenda

Felipe Matozo

08/03/2022

Desde que iniciaram os pagamentos do abono salarial, há exatamente um mês, muitas pessoas têm ficado na dúvida se o PIS/Pasep 2022 está sendo pago para quem trabalhou no ano passado.

A resposta é não: os atuais pagamentos do PIS/Pasep não são relativos a 2021. Na verdade, o abono salarial que está sendo pago neste começo de ano é referente ao ano-base de 2020.

Isso acontece porque o calendário do PIS/Pasep foi suspensos no ano passado, adiando o início dos pagamentos para 2022.

Entenda quem tem direito ao PIS/Pasep 2022

Regra do PIS/Pasep 2022 permite pagamento para quem trabalhou no ano passado? Entenda

O Pis/Pasep está sendo pago para quem trabalhou em 2020, e não no ano passado. Foto: Adobe Stock

Atualmente, o PIS/Pasep está sendo pago para quem trabalhou com carteira assinada em 2020, desde que a pessoa se encaixe nos critérios do abono salarial:

  • Ter trabalhado de forma registrada por no mínimo 30 dias no ano em questão;
  • Ter recebido média salarial de no máximo dois salários mínimos no período;
  • Estar há pelo menos cinco anos inscrito no PIS-Pasep;
  • Seus dados precisam estar atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), questão de responsabilidade do empregador.

No caso de trabalhadores que estão em dúvida sobre ter direito ou não ao abono, é possível consultar a disponibilidade pelo site da Caixa (para o PIS) ou do Banco do Brasil (para o Pasep).

O que é o ano-base do PIS/Pasep?

Normalmente, o PIS/Pasep de um ano é pago no ano seguinte, o que não foi possível em 2021. Mas em 2020, por exemplo, os trabalhadores receberam o abono salarial relativo a 2019.

Isso é o chamado ano-base do PIS/Pasep: o ano em que a pessoa trabalhou para ter direito ao benefício.

Nesse caso, o ano-base para os pagamentos do abono é 2020, mas uma expectativa de que o PIS/Pasep de 2021 comece a ser pago no segundo semestre. No entanto, é importante destacar que isso ainda não foi confirmado.

Onde e como sacar os valores do PIS/Pasep

Os pagamentos do abono salarial são depositados na conta corrente ou poupança do trabalhador. Mas se isso não acontecer ou o trabalhador não tiver conta no banco em questão (Caixa ou BB), há outras maneiras de receber o PIS/Pasep.

Nesse caso, é possível acessar o site da Caixa ou BB (links acima) para transferir o valor para conta em outro banco, receber o PIS/Pasep pelo Caixa Tem, ir até uma agência da Caixa com documento oficial com foto e CPF ou a uma lotérica, caixa eletrônico ou correspondentes do banco público com o cartão social.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.