Saiba se está em débito com a justiça eleitoral: Veja como pagar pela internet

Descubra nesta tutorial como pagar pela internet o débito com a justiça eleitoral

Uma obrigação estabelecida para todo cidadão brasileiro desde que ele se torna maior de idade é a necessidade de estar em dia com a Justiça Eleitoral. Não honrar os compromissos firmados com ela implica numa série de problemas e limitações para o indivíduo, como o impedimento de fazer alguns documentos ou de participar de concursos públicos, por exemplo.

O cidadão que não votou nas últimas três eleições, e nem justificou a sua ausência, está em débito com a Justiça Eleitoral e precisa quitá-lo para reaver alguns dos seus direitos, como os citados acima, e também para estar apto a votar nas eleições deste ano.

Publicidade

Publicidade

Saiba mais sobre isso e conheça maneiras de resolver seu problema e garantir sua Certidão de Quitação Eleitoral.

Certidão de quitação eleitoral: O que é e como tirar?

A Certidão de Quitação Eleitoral nada mais é do que um documento emitido pela Justiça Eleitoral que comprova que o cidadão não possui nenhuma pendência com ela. Esse documento pode ser retirado pela internet ou em postos de atendimento conhecidos como Cartórios Eleitorais.

Certidão de quitação eleitoral O que é e como tirar
Fonte/Reprodução: original

Caso o cidadão opte pelo caminho da internet, é necessário que ele não tenha pendências, como faltas às eleições que não foram devidamente justificadas ou contas pendentes (no caso de candidatos), e que as informações passadas na hora da solicitação concordem com o do Cadastro Eleitoral.

Publicidade

Publicidade

Se tudo concordar, é possível consultar na tela sua situação junto à Justiça Eleitoral ou até mesmo imprimir o Certificado de Quitação no formato PDF.

Justiça eleitoral disponibiliza pagamento virtual: Pix e cartão de crédito

Alinhada à propagação e consolidação dos mecanismos tecnológicos digitais que estão presentes na vida do brasileiro, a Justiça Eleitoral conta com ferramentas modernas que facilitam a quitação dos possíveis débitos dos cidadãos.

Pelo site do Tribunal Superior Eleitoral, é possível consultar sua situação e emitir, se necessário, um boleto para pagar seu débito. Após o seu pagamento, você será considerado sem pendências. Para isso, basta preencher os campos com nome, CPF, nomes da mãe e do pai, a data de nascimento, e clicar em “Consultar”.

Além desse serviço específico, desde setembro de 2021 também é possível quitar as dívidas eleitorais através de Pix ou cartão de crédito. As multas em aberto podem ser acessadas por meio da internet, nas páginas do TSE, pelo sistema Título Net, ou nos portais dos TREs.

A consulta é muito simples. Basta preencher os campos com as informações básicas que são pedidas e verificar sua situação. Se existirem débitos em aberto, o sistema disponibilizará a opção “Pagar” que, ao ser selecionada, direciona o usuário ao fluxo de pagamento instantâneo via cartão de crédito ou pix.

Depois disso basta seguir com os passos estabelecidos na página e efetuar o pagamento.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário