Saiba se o sistema do PIX tem limite de valor
Saiba se o sistema do Pix tem limite de valor, confira tudo sobre o assunto sem faltar nada aqui No Detalhe.
O meio de pagamento que tem atualmente revolucionado a forma como os brasileiros compram e vendem é o PIX. A tecnologia foi implementada recentemente pelo Banco Central, no final do ano de 2020.
Sendo uma inovação relativamente recente, diversas mudanças foram anunciadas para melhorar o sistema PIX. A maioria delas foi criada por questões de segurança, como o limite de transferência do PIX em alguns horários, posto em prática no dia 04/10/21.
Como funciona o limite de valor do PIX?
Desde a criação do PIX, diversas notícias onde quadrilhas especializadas em golpes, como roubos, sequestros, fraudes foram veiculadas. Visando dar mais segurança aos usuários, o Banco Central criou um mecanismo que limita o valor de movimentação com o PIX.
Quando anunciado, o valor limite era de R$ 1000 para transferências feitas na faixa de 20h a 6h, com a possibilidade de personalizar o horário de início entre 20h e 23:59.
Atualmente, por motivos de uniformização, só é possível escolher entre duas faixas de horário: das 20h até as 6h e das 22h até as 6h. A regra vale também para DOC e TED.
Além disso, o usuário tem a possibilidade de alterar o valor limite, sem assim o desejar. No entanto, a instituição financeira deve colocar o novo limite em prática, se aprovado, apenas a partir de 24h, e em no máximo 48h, para evitar golpes relâmpagos.
Como funciona o limite de valor do pix nos fins de semana?
Uma dúvida que pode surgir para muitos usuários do PIX, é se o limite noturno tem um funcionamento especial nos finais de semana. A resposta é não. Apesar de não serem dias úteis, o funcionamento da faixa noturna para o sábado e o domingo tem o mesmo procedimento, com o limite de R$ 1000 reais e as duas possibilidades de faixas de horário.
Cada vez mais aparecem organizações criminosas que encontram métodos sofisticados para praticar seus crimes e extorquir suas vítimas. Por exemplo, hoje há a prática do phishing, que consiste em manipular uma vítima a pensar que o criminoso representa uma organização confiável, como uma empresa ou instituição, leva a vítima a transferir quantias grandes via PIX.
Por isso, é importante conhecer as funcionalidades do método de pagamento e se atualizar em relação às novas ferramentas do PIX e para que elas servem.