Saque do FGTS: mesmo com saldo, seu saque pode ser barrado por este motivo
Mesmo que o trabalhador tenha saldo em sua conta do FGTS, existe uma situação que pode fazer o saque extraordinário ser barrado.
O saque extraordinário foi liberado ontem (18/05) para trabalhadores nascidos em junho, chegando assim à metade do seu calendário de pagamentos. O saque fica disponível para qualquer pessoa com conta vinculada do FGTS, mas além da falta de saldo, existe outro motivo que pode fazer o dinheiro ser “barrado”.
A seguir, veja qual é a situação que pode impedir o depósito automático do saque de até R$ 1.000 do FGTS, e o que fazer nesse caso.
O que pode fazer o saque do FGTS ser barrado?
Em 2020, durante os primeiros meses da pandemia de covid-19, os brasileiros tiveram direito a um saque emergencial do FGTS. Quem não retirou o dinheiro que tinha direito, pode ter o pagamento do saque extraordinário bloqueado.
Nesse caso, o trabalhador ainda pode aproveitar o benefício, mas terá que fazer uma solicitação para isso.
O que fazer se o saque não for liberado automaticamente?
Caso o trabalhador acesse o aplicativo Caixa Tem na data de pagamento referente ao seu mês de aniversário ou consulte o benefício no site ou app do FGTS e descubra que o dinheiro não foi disponibilizado de forma automática, é preciso fazer o seguinte:
- Baixe e acesse o aplicativo FGTS;
- Em seguida, clique na opção “Saque Extraordinário”;
- Depois disso, é necessário confirmar ou complementar os dados cadastrais;
- Por fim, basta clicar em “Solicitar Saque” para a liberação do dinheiro;
No entanto, caso o motivo para o saque não ter sido liberado seja falta de saldo na conta do FGTS, não há o que fazer.
Além da solicitação do saque, o App FGTS também permite consultar a data de pagamento e o valor disponível para retirada. Por meio do aplicativo, também é possível fazer alterações no cadastro para a criação de Conta Poupança Social Digital (Caixa Tem), por meio da qual a Caixa deposita o dinheiro.
Como consultar e sacar o benefício?
Além do App FGTS, também é possível consultar a disponibilidade e o valor do saque extraordinário por meio do site do FGTS.
Enquanto isso, o dinheiro do saque é depositado pela Caixa apenas em contas do Caixa Tem. Para os contribuintes que não têm conta no aplicativo, o banco abrirá uma automaticamente.
Mas após o depósito o trabalhador pode transferir o valor para uma conta de sua titularidade. Nesse caso, descubra como criar uma chave Pix no Caixa Tem para facilitar o procedimento.