Segunda via do cartão cidadão: Aprenda a emitir de forma fácil!

Flavio Carvalho

23/01/2022

Durante o cotidiano a gente utiliza o cartão cidadão quase diariamente e, frequentemente, utilizamos para sacar os benefícios do governo, como o Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família etc.. E, sem querer, podemos perder, independente de qual for o motivo. Mas você sabia que é possível pedir a segunda via do cartão?

Este é o momento para saber o passo a passo para saber mais sobre a segunda via do cartão cidadão, o que se deve fazer quando perder e todos os detalhes para emitir a segunda via deste importante objeto para receber os seus direitos como brasileiro. 

Cartão cidadão: conheça mais sobre

Primeiramente, precisa explicar o que é o Cartão Cidadão: emitido pela Caixa Econômica Federal, é a este cartão que serão encaminhados direitos sociais, como o Auxílio Brasil, FGTS, seguro-desemprego e abonos. Com este documento, você pode fazer saques em caixas eletrônicos ou lotéricas. Além disso, pode utilizá-lo para pagamentos em locais autorizados pela entidade financeira. 

Cartão cidadão conheça mais sobre

Fonte/Reprodução: original

Para emitir, inicialmente, você precisa ter uma conta na Caixa e os serviços vão cair nela, sem precisa realizar um serviço extra. 

Mas se você perdeu o primeiro cartão e não sabe como pedir novamente, leia o próximo tópico. 

Como posso emitir a segunda via do meu cartão cidadão?

Quando alguém perder o cartão, independente de roubou ou não, a emissão é efetuada gratuitamente através de uma das agências da Caixa, entregando os mesmos documentos solicitados para a realização da primeira via, que explicaremos no final deste texto. 

Entretanto, não é possível solicitar a nova via pelos dispositivos digitais da Caixa Econômica Federal. Assim, você precisa ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para 0800-726-0207 e informar o número de documentos necessários, como a carteira de trabalho, para dar entrada no pedido. O seu horário de funcionamento é das 10h às 18 horas. 

Ele demora 15 dias para chegar na sua residência após a solicitação ou então para poder ser retirado em uma das agências da Caixa. 

O que fazer para solicitar meu cartão?

Se você não tem este cartão, ainda dá tempo de solicitar. Mas cuidado: não é todo mundo que pode pedir este cartão, visto que precisa estar cadastrado para receber esses benefícios. 

Para solicitar você precisa ligar para o 0800-726-0207 a fim de solicitar e informar os seguintes documentos: número do RG, comprovante de residência e NIS (número da carteira de trabalho) Por fim, o cartão demora em torno de 15 dias depois do telefonema para chegar na sua residência.

Além disso, você ainda tem uma segunda opção: ir na agência Caixa mais próxima de sua casa, entregar os documentos solicitados e esperar o cartão ficar pronto.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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