Sisu: hoje (14/4) é o ÚLTIMO dia para confirmar sua inscrição!

As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) terminam hoje, 14/4, às 23h59. O prazo foi prorrogado depois de diversas reclamações dos candidatos sobre o sistema de notas de corte, que utilizava a dupla classificação.

Para atender aos apelos dos candidatos, o MEC (Ministério da Educação) modificou o sistema para o que era utilizado até 2019 e ampliou o prazo de inscrição.

Publicidade

Publicidade

Confira, aqui, mais informações sobre o programa, como se inscrever no Sisu e qual o cronograma atual, com as datas mais importantes.

sisu

Por que se inscrever no Sisu?

O Sisu possibilita que o candidato consiga uma vaga em uma universidade pública sem realizar o tradicional vestibular, somente utilizando sua nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Por isso, é uma excelente alternativa para quem deseja concretizar o sonho de estudar em uma universidade, mas não possui dinheiro para pagar a mensalidade de uma instituição de ensino particular.

Publicidade

Publicidade

Quem pode se inscrever no Sisu 2021?

Para participar do Sisu, o candidato precisa cumprir dois requisitos básicos estabelecidos pelo Ministério da Educação:

  • Ter participado da edição mais recente do Enem, a de 2020. Não pode ter zerado a redação, muito menos participado como treineiro;
  • Possuir conta na plataforma gov.br.

Polêmicas envolvendo a nota de corte Sisu

Desde o início do período de inscrição, os candidatos do Sisu reclamavam sobre o sistema de nota de corte adotado, que fazia uma dupla classificação. Funcionava da seguinte forma:

  • O candidato se inscrevia e sua nota do Enem era contabilizada para duas opções de curso, embora se matriculasse em somente uma se aprovado;
  • Caso o candidato tivesse uma pontuação do Enem muito alta, ele acabava inflando a nota de corte dos dois cursos que escolheu na inscrição;
  • Esse aumento tirava a referência de chance de classificação dos candidatos, que não sabiam se deveriam manter as opções de curso ou modificá-las para aumentar a possibilidade de conquistar a vaga.

Após diversas reclamações, o Ministério da Educação suspendeu esse sistema e passou a utilizar o que era vigente até 2019, que considera a pontuação do Enem para estipular a nota de corte somente na primeira opção de curso do candidato.

Como se inscrever no Sisu 2021?

A inscrição é gratuita e feita online exclusivamente no site oficial do Sisu. A seguir, preparamos e apresentamos um passo a passo para lhe guiar nesse processo, realizando-o corretamente. Confira:

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Clique em “fazer inscrição”;
  3. Selecione “entrar com gov.br”;
  4. Se já tiver conta gov.br, informe seu CPF e clique em “avançar”. Caso não tenha, deve-se cadastrar uma. Para isso, clique em “crie sua conta gov.br” e siga as recomendações dadas na página;
  5. Informe sua senha e clique em “entrar”;
  6. Verifique se seus dados estão corretos. Em caso negativo, corrija-os;
  7. Acesse a tela “minha inscrição” e selecione até duas opções de curso;
  8. Informe a modalidade de concorrência em que deseja se inscrever (ampla ou cotas);
  9. Confirme a inscrição.

Pronto! Agora é só acompanhar a nota de corte Sisu e aguardar o resultado do processo seletivo!

Cronograma Sisu 2021

  • Inscrições: até 14 de abril, às 23h59;
  • Resultado: 16 de abril;
  • Lista de espera: de 16 a 23 de abril – os interessados em vagas remanescentes devem registrar seu interesse no site do Sisu;
  • Matrícula da chamada regular: de 19 a 23 de abril;
  • Convocação de candidatos da lista de espera: a partir de 27 de abril. A lista não é divulgada no site do Sisu, o candidato deve conferir se foi aprovado diretamente no site oficial da universidade em que se inscreveu.

Vagas Sisu 2021

O Sisu 2021 disponibiliza 209.190 vagas distribuídas em 5.685 cursos de graduação. Se quiser saber quais são as opções de cursos, isso pode ser feito facilmente no site do programa, conforme passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Clique em “vagas”, item disponível no menu superior principal;
  3. No campo de busca, digite e selecione o curso de graduação de seu interesse.
Publicidade

Publicidade

Assim que finalizar esse passo a passo, a página será atualizada e trará todas as universidades que oferecem o curso que você pesquisou.

Se preferir, também dá para pesquisar cursos por municípios, instituições de ensino e graduações, basta selecionar esses itens no menu principal.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário