Spotify: 7 novidades recentes que você pode não ter percebido
Desde ferramentas de criação, até novas formas de interagir com o conteúdo fazem parte das recentes atualizações e planos par a a plataforma.
Se você é um fã de música e podcasts não pode ficar de fora dessas novidades recentes do Spotify. Uma das maiores plataformas de streaming de áudio do mundo traz novos recursos, tanto para fãs quanto para criadores. Com isso ela promete deixar ainda mais próxima essa relação.
Com o objetivo de engajar as comunidades, todas visam garantir que ambas as pontas tenham mais liberdade e poder de decisão sobre aquilo que fazem e consomem.
Isto nos mostra como o Spotify está constantemente trabalhando para melhorar ainda mais a experiência dos usuários e promover os artistas e a plataforma para uma audiência maior.
7 novidades recentes do Spotify
1 – Concert e Merch Discovery
Com essa nova funcionalidade, o Spotify pretende facilitar a descoberta de produtos, shows e eventos de artistas. A plataforma já oferecia algumas opções de compra de ingressos, mas agora, a experiência será mais completa.
O usuário poderá visualizar informações sobre datas e locais dos shows, bem como sobre o merchandising disponível. Além disso, o aplicativo irá expandir o programa Fans First, com ofertas especiais em pré-vendas e merchandising dos ouvintes que se destacam.
2 – Smart Shuffle
O Smart Shuffle é uma nova ferramenta para a criação e expansão de playlists. Com um simples apertar de botão o algoritmo irá avaliar as músicas presentes na lista e sugerir novas e inéditas adições para você, que pode aceitá-las ou não ao bel prazer.
3 – Nova Inteligência Artificial para o DJ
O Spotify reformulou os algoritmos para ajudar os DJs a criarem playlists mais dinâmicas e interessantes. A plataforma utilizará inteligência artificial para identificar as músicas mais adequadas para serem tocadas em sequência, de acordo com o estilo e a energia da música.
Além disso, a nova ferramenta permitirá que os usuários criem suas próprias mixagens com o auxílio do DJ, facilitando a criação de playlists personalizadas com músicas que eles conhecem e também novidades.
4 – Novo feed semelhante a uma rede social
Uma das principais novidades recentes do Spotify é a chegada de um novo feed. Este novo formato de consumir conteúdo na plataforma será semelhante a uma rede social, já familiar para os usuários e que promete mantê-los por mais tempo e engajados no Spotify.
A nova funcionalidade irá permitir que os usuários sigam seus artistas favoritos e recebam atualizações sobre suas novas músicas, shows e outras novidades diretamente no aplicativo.
Além disso, eles poderão compartilhar as postagens dos artistas e segui-los para receber diretamente o conteúdo de seus favoritos. A inclusão de hashtags também facilitará a descoberta de novas músicas que tenham afinidade com o tema.
Essa nova funcionalidade promete aproximar ainda mais os artistas dos seus fãs e criar uma comunidade mais engajada dentro da plataforma.
5 – Clipes curtos adicionados pelos artistas
Também já foi anunciada pelo Spotify a reprodução de clipes curtos de vídeo adicionados pelos artistas. Esses clipes serão exibidos na página do artista dentro do Spotify e poderão ser acessados pelos usuários que desejam conhecer mais sobre ele e suas músicas.
Mas não só isso, os usuários também poderão compartilhar esses clipes com seus amigos e seguidores nas redes sociais, o que deve ajudar a promover ainda mais os artistas dentro da plataforma e criar mais engajamento.
6 – Countdown Pages
As Countdown Pages foram anunciadas e serão implementadas no Spotify. Essa funcionalidade permitirá que os artistas criem páginas especiais de contagem regressiva para seus novos lançamentos, como álbuns, singles e videoclipes.
Dessa maneira os fãs poderão seguir a contagem diretamente no Spotify e receber notificações quando o novo lançamento estiver disponível. Essa funcionalidade promete criar ainda mais expectativa em torno dos novos lançamentos dos artistas. O foco é gerar engajamento e maior contato com os fãs, além de ajudar a promover a plataforma como um todo.
7 – Novas ferramentas de criação de conteúdo para podcasts
Por fim, o Spotify também anunciou novas ferramentas de criação de conteúdo na plataforma, com foco principalmente nos podcasts.
Estas irão permitir que os autores criem e editem podcasts diretamente dentro do aplicativo do Spotify, sem a necessidade de ferramentas externas. Novas ferramentas analíticas também estão no pacote.
Além disso, entre as novidades recentes do Spotify para podcasters há recursos para melhorar a interação com seus conteúdos.
Alguns exemplos são a adição de timestamps para facilitar a navegação, especialmente em áudios longos, a habilidade de adicionar podcasts episódicos, criação de enquetes e previews diretamente no feed dos usuários.