Teste Vocacional – O que é, Como Funciona e Para quem é Indicado?
É muito natural que a ideia de ter que decidir que carreira seguir resulte em crises de ansiedade. Afinal, nosso futuro depende justamente dessa escolha que tomamos em algum momento de nossas vidas.
Geralmente, essa escolha acontece na adolescência, período repleto de outras tensões emocionais que apenas agravam a situação e tornam a tomada de decisão ainda mais difícil. Porém, não há idade certa para isso acontecer: muitas pessoas, frustradas com a carreira que seguiram, precisam reviver uma antiga questão: que caminho seguir?
É justamente para ajudar a responder à pergunta acima é que existem os chamados testes vocacionais! Se você ficou curioso e deseja saber o que é o teste vocacional, como ele funciona, para quem ele é indicado e muito mais, continue lendo este artigo que pode mudar a sua vida!
O que é o teste vocacional e como ele funciona?
O teste vocacional, como o nome sugere, é um teste cujo principal objetivo é o de ajudar a pessoa a descobrir a sua “vocação”. Ou seja, ele ajuda o indivíduo a descobrir para qual atividade, profissão ou carreira ele tem mais aptidão.
Porém, o termo “vocação” pode passar uma ideia errada. Isso porque etimologicamente ele diz respeito a uma suposta disposição/inclinação natural que algumas pessoas têm para determinadas áreas.
Entretanto, não é porque uma pessoa não tem uma “inclinação natural” para uma atividade que ela não pode tentar segui-la. Da mesma forma, uma pessoa pode ter inclinação para as finanças, mas pode detestar a área e preferir seguir uma outra completamente diferente.
Logo, o teste vocacional deve ser encarado como uma maneira de descobrir suas principais habilidades, interesses e propensões, e não como um definidor de carreiras. Também pode ser utilizado para avaliar se você possui perfil e habilidades necessárias para exercer determinada profissão.
Porém, como comentamos: ainda que você não tenha o perfil ou a habilidade necessária para a profissão, nada o impede de investir em seu desenvolvimento para aumentar suas chances na área. Você apenas precisará se esforçar mais que aqueles que possuem uma maior inclinação para ela.
Já em relação ao funcionamento do teste vocacional, é importante deixar claro que ele varia bastante de teste para teste. Há testes na internet, que a partir de algumas respostas objetivas do indivíduo apresentam na hora um parecer. Por outro lado, há testes feitos por profissionais cujas metodologias são mais eficientes, as análises e respostas mais profundas, resultando em um diagnóstico vocacional detalhado.
Para quem é indicado?
O teste vocacional é indicado para todos aqueles que ainda não decidiram que carreira seguir e desejam se conhecer um pouco mais, tomando nota de suas habilidades, inclinações e interesses.
Obviamente, tais testes são realizados ainda na juventude, geralmente na adolescência. Porém, nada impede que pessoas com mais idade o realizem. Isso porque ele também é bastante comum com aqueles que já possuem carreira firmada, mas estão infelizes com ela e desejam expandir seus horizontes.
Além de possivelmente ajudar o indivíduo a escolher uma carreira, o teste vocacional também tem um fator psicológico, pois ajuda a pessoa em um momento de incertezas e, geralmente, de desamparos. É comum que a ansiedade surja quando o assunto é decidir que carreira seguir, e o teste vocacional pode servir de alento neste momento de turbulência emocional.
Como ele pode ajudar a descobrir a carreira certa
Como já comentamos, o momento de decidir que carreira seguir é muito delicado e geralmente resulta em ansiedade e conflitos emocionais. O teste profissional, além de ajudar o indivíduo a compreender melhor o seu perfil e a ter uma visão mais precisa de suas habilidades, também ajuda a mantê-lo mais tranquilo e confiante.
Porém, é como também já comentamos: o teste não é a última palavra, tampouco é 100% eficiente. Você ainda poderá aventurar-se por outras áreas que talvez não tenham muita relação com seu perfil, mas para isso você precisará de muito mais esforço e comprometimento.
Além disso, o teste vocacional também faz com que o indivíduo avalie melhor que carreira deseja seguir, em vez de simplesmente ser guiado pelas tendências do mercado. Muitos jovens se deixam levar para algumas áreas mediante promessas de dinheiro fácil e prestígio social, mas acabam levando vidas infelizes.
O teste vocacional pode auxiliar esses jovens a seguirem não as tendências do momento, mas aquilo que realmente lhes interessa. Isso pode fazer com que a pessoa escolha uma carreira na qual prosperará mais e será mais feliz.
Principais benefícios
Alguns dos principais benefícios do teste vocacional são os seguintes:
- Ajuda o indivíduo a conhecer melhor a si mesmo;
- Diminui a ansiedade e os demais conflitos emocionais decorrentes da indecisão em relação à vida profissional;
- Permite que o indivíduo expanda seus conhecimentos a respeito das oportunidades do mercado de trabalho;
- Auxilia a pessoa a traçar melhor seus objetivos e planos profissionais, estruturando-os de maneira mais eficiente e segura;
- Pode fazer com que a pessoa escolha uma profissão na qual terá mais chances de prosperar e ser feliz, em vez de apenas seguir as tendências do momento.