Prazo para entrar na lista de espera do Sisu termina hoje – Saiba como participar

Quem não foi aprovado na chamada única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021/2 pode entrar na lista de espera para tentar uma vaga remanescente.

O período de inscrição na lista de espera do Sisu vai até 16 de agosto. Aqui, indicamos como você pode participar dessa seleção e tentar uma vaga remanescente. Confira!

Publicidade

Publicidade

sisu

O que são vagas remanescentes do Sisu?

São vagas que não foram preenchidas no período regular de matrícula. Na seleção do segundo semestre deste ano, os candidatos aprovados podem se matricular de 11 a 16 de agosto.

Caso a universidade não preencha todas as vagas (pode acontecer de o candidato desistir ou perder o prazo de matrícula), ela chama interessados que se inscreveram na lista de espera.

Como participar da lista de espera do Sisu

O registro de participação na lista de espera Sisu 2021/2 é feito online, especificamente no site do programa. A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe orientar na inscrição:

Publicidade

Publicidade

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Clique em “ver meu boletim”;
  3. Selecione “entrar com gov.br”;
  4. Informe seu CPF e clique em “avançar”;
  5. Digite sua senha e clique em “entrar”. Caso não se lembre de sua senha, clique na opção “esqueci minha senha” e siga as orientações da página para criar uma nova;
  6. Clique no botão de lista de espera;
  7. Escolha em qual das opções de curso deseja concorrer a uma vaga. O sistema considera somente suas duas opções de curso cadastradas no momento da inscrição no programa;
  8. Confirme seu interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Pronto! Agora é só esperar a divulgação do resultado e convocação dos candidatos aprovados para realização da matrícula, o que ocorrerá a partir de 19 de agosto.

Um detalhe importante: certifique-se de que sua manifestação de interesse na lista de espera foi realmente registrada. Quando isso ocorre, o sistema emite uma mensagem de confirmação de inscrição.

Caso não receba essa mensagem, seja no site do Sisu ou por outros canais, faça sua inscrição na lista de espera novamente, sempre dentro do prazo, para não perder a oportunidade de concorrer a uma vaga remanescente.

Como consultar o resultado da lista de espera Sisu?

O resultado da lista de espera do Sisu é divulgado pela universidade em que o candidato está tentando uma vaga remanescente e não no site do programa, ao contrário do que acontece com a chamada regular.

Portanto, para saber se foi aprovado nessa segunda etapa do processo seletivo é importante verificar o site da instituição de ensino superior em que está concorrendo a uma vaga. Faça a consulta periodicamente, pois a universidade pode fazer mais de uma chamada.

Há essa alteração na divulgação dos aprovados porque o Sisu não tem controle sobre as vagas remanescentes nas universidades. Logo, dá autonomia para que sigam com o processo de chamada e matrícula como quiserem.

Cronograma do Sisu 2021/2

Publicidade

Publicidade

Restam poucas datas para a finalização do processo seletivo Sisu segundo semestre de 2021. Veja, a seguir, qual é o cronograma atual:

  • Prazo para participar da lista de espera Sisu: de 10 a 16 de agosto;
  • Matrícula da chamada regular: de 11 a 16 de agosto;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas universidades: a partir de 19 de agosto.

Como funciona a lista de espera do Sisu

O candidato registra seu interesse na lista de espera Sisu, selecionando uma das opções de curso que escolheu no momento da inscrição. Por exemplo, caso tenha se inscrito para Administração na primeira opção e Contabilidade na segunda, no momento do cadastro na lista de espera poderá escolher somente um desses cursos.

Então, basta confirmar a inscrição e aguardar o resultado, que é divulgado pela própria universidade e não pelo Sisu. Para verificá-lo, consulte o site da instituição de ensino regularmente, porque ela pode realizar mais de uma chamada.

Os candidatos vão sendo chamados de acordo com sua classificação original no programa e conforme forem surgindo vagas remanescentes nos cursos.

Publicidade

Se aprovado na lista de espera, tente cumprir o prazo citado pela universidade para realização da matrícula. O não comparecimento para matrícula faz com que a vaga passe para o candidato seguinte da lista de espera, perdendo a oportunidade de maneira definitiva.

Publicidade

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário