Contas bancárias indicadas para cada situação e qual combina mais com você

Elouise Lopes

04/06/2022

Algo que costuma deixar muitos consumidores indecisos é o tipo de conta bancária que deve adquirir. É preciso primeiro conhecer diferentes tipos para poder saber qual é a melhor opção para a situação de cada um.

Afinal, cada tipo de conta possui finalidades, vantagens e recursos exclusivos.

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo de 9 tipos de conta bancária e como escolher a melhor para você, com base na sua situação. Confira!

Quais são os tipos de conta bancária existentes?

7 tipos de conta bancária: qual é a melhor para a minha situação?

Conheça esses 7 tipos de conta bancária e saiba como escolher o melhor tipo de conta para você, com base na sua situação. (Imagem: Pexels/Divulgação)

Existem diversos tipos de conta bancária. A seguir, confira 7 delas e entenda para que servem e algumas das vantagens de cada uma.

1. Conta corrente

A conta corrente é um tipo de conta bancária tradicional, voltada para compras e pagamentos rotineiros, contando com saques em agências, caixas eletrônicos e rede Banco24Horas, além de permitir transferências entre contas. O cliente pode acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro por meio do extrato bancário.

2. Conta poupança

Outro tipo de conta tradicional e bastante popular é a conta poupança, em que possível depositar dinheiro e ver valor render juros mensais, com base na Taxa Selic, que está em 12,75% atualmente. As funções existentes neste tipo de conta são: saque, depósito e transferência.

3. Conta de pagamentos

Também é bastante popular a conta de pagamentos que, como o nome sugere, é voltada à realização de pagamentos de contas, faturas e boletos. Com essa conta, também é possível operar transferências.

4. Conta salário

A conta salário é voltada exclusivamente para o recebimento do salário do trabalhador e outros benefícios de natureza remuneratória. Entre esses benefícios, estão aposentadorias, pensões, 13º salário, participação nos lucros.

O trabalhador, neste tipo de conta, tem ações muito limitadas. É possível sacar dinheiro, utilizar o débito e transferir recursos. Mas vale comentar que a manutenção dessas contas não tem cobrança de taxas ou tarifas.

5. Conta universitária

Outro tipo de conta bancária é a conta universitária, que atende a estudantes de nível superior durante a duração do curso. Para abrir uma conta desse tipo, basta apresentar uma comprovação de que é estudante universitário. Em geral, as taxas e tarifas dessa conta são mais baratas, em comparação às taxas de outras contas.

Algumas vantagens são:

  • Dispensa da comprovação de renda para abertura da conta;
  • Meia entrada em eventos e estabelecimentos (cinema, teatro, shows, etc.);
  • Cartão de crédito.

6. Conta digital

As contas digitais funcionam 100% online e em geral não têm estabelecimentos físicos. Todo e qualquer problema pode ser resolvido de maneira virtual. Esse tipo de conta dá mais praticidade ao usuário e também costuma ser mais barata. Muitas funções são oferecidas gratuitamente aos clientes.

7. Conta para menores de idade

Também existe a conta para menores de idade, voltada para crianças e adolescentes. Muitas instituições oferecem esse tipo de conta, que é aberta e gerenciada pelos pais. A ideia por trás da conta para menores de idade é a educação financeira.

Como saber qual é o melhor tipo de conta bancária para a minha situação?

Na hora de decidir qual é o melhor tipo de conta bancária para você, é necessário considerar a sua realidade. Isto é, para tomar uma decisão, é importante levar em conta os seguintes pontos:

  • Frequência de movimentações que pretende realizar;
  • Necessidade de saques e transferências;
  • Necessidade de cheques, boletos e outros serviços de pagamento;
  • Disponibilidade para ir à agência bancária, caso haja necessidade;
  • Faixa de renda.

Depois de pensar nessas questões, é possível definir o tipo de conta bancária ideal. O próximo passo é conhecer as diferentes instituições financeiras, conhecer as taxas e tarifas, anuidade, recursos oferecido e mais.

Veja também: Open Banking: última fase chega ao Brasil nesta terça (31); saiba o que muda

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta