Poupe tempo na cozinha: truque genial para descascar alho MUITO mais rapidamente

Adson Leonardo

28/03/2023

Se você adora cozinhar, mas se irrita com alguns processos, você não está sozinho. Entre estes, descascar alho é uma tarefa frustrante e demorada, para a qual um truque ou macete são muito bem-vindos.

Descobrir diferentes métodos para estas tarefas mais monótonas na cozinha é a salvação para muitas pessoas. Além de agilizar os preparos, ainda evita dores de cabeça e garante receitas mais limpas e bem executadas.

Descascar alho truque

Descascar alho truque (Imagem: jcomp/Freepik)

Felizmente, estes truques simples podem ajudá-lo a descascar alho rapidamente e com facilidade. Assim poderá se concentrar no que realmente importa – usá-lo para dar sabor e textura às receitas.

Como descascar alho: truque infalível!

Não há dúvidas de que descascar alho é uma das tarefas mais complicadas, e frustrantes, na cozinha. Por mais simples que pareça, ela pode enfurecer desde os cozinheiros iniciantes até os experientes.

Dessa maneira, não é de se espantar que muitas soluções tenham surgido para ajudar nessa hora. E algumas são realmente infalíveis!

Entre elas há uma que se destaca, pois é prática, fácil de replicar, muito rápida e pode ser feita com a cabeça de alho ainda inteira.

Primeiramente, será preciso uma faca pequena, como uma de legumes ou de tornear frutas e vegetais. Em seguida, espete o alho de maneira que a ponta da faca fique firme.

Então basta torcer a faca para o lado, fazendo pressão contra a casca para que ela se rompa. Com alguma prática você logo aprenderá e verá os resultados. O dente de alho sai inteiro e totalmente descascado, pronto para ser utilizado nas receitas.

Outras dicas para descascar alho

Apesar do truque acima ser incrível, algumas pessoas podem ter dificuldade em replicá-lo, ou simplesmente preferem fazer de outra maneira.

Seja como for, separamos abaixo mais algumas dicas extras para você aplicar na hora de descascar alho e deixar seus almoços e jantares mais práticos.

1 – Amasse o alho

Uma das maneiras mais fáceis de descascar alho é amassá-lo. Pegue um dente de alho e pressione-o com a lâmina de uma faca larga, prato, tábua de corte ou outra superfície plana.

Isso fará com que a casca se solte do alho e você poderá descascá-lo com facilidade. Tenha cuidado ao fazer isso para não se cortar. Evite fazer com a faca caso sinta alguma insegurança.

2 – Use água quente

Colocar o alho em água quente por alguns minutos também pode ajudar a descascá-lo com facilidade. Basta deixar os dentes em uma tigela com água quente por cerca de 5 minutos.

Depois disso, retire o alho da água e você notará que a casca se solta facilmente, até mesmo com os dedos.

3 – Agite o alho

Outra maneira de descascar alho é agitando-o. Coloque os dentes de alho em um frasco com tampa, ou entre duas bacias, e agite vigorosamente. Os impactos e agitação farão com que a casca se solte do alho e você poderá descascá-lo facilmente. Alguns até já saem já completamente limpos.

Além disso, este método pode ser utilizado para descascar vários dentes ao mesmo tempo, agilizando muito a preparação de refeições grandes.

Por fim, sempre certifique-se de que o frasco esteja bem fechado para evitar que o alho saia voando.

4 – Use o micro-ondas

Sim, acredite ou não é possível descascar o alho com ajuda do micro-ondas. Se você precisar descascar alho rapidamente e sem sujeira, esta pode ser uma ótima opção.

Para isso coloque os dentes de alho no micro-ondas por cerca de 15 a 30 segundos. Em seguida, retire-os e aperte em uma das extremidades, como se espremendo o alho para fora da casca. Ela se soltará do alho com suavidade, sem deformá-lo de nenhuma maneira.

Tenha cuidado ao manusear o alho, pois ele estará quente.

5 – Descasque com as mãos

Por fim, se você não se importa em sujar as mãos, pode descascar o alho com facilidade usando as mãos. Pegue um dente de alho e aperte-o com a palma da sua mão. Isso fará com que a casca se solte do alho e você poderá descascá-lo com facilidade.

Este método para descascar alho é um truque um pouco mais demorado do que os outros, mas é uma opção se você não tiver os outros materiais disponíveis.

Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.

0

Aguarde, procurando sua resposta