UFPR e UTFPR anunciam mais de 6.400 vagas através do Sisu. Veja como se inscrever

A UFPR e a UTFPR vão oferecer ao todo 6.400 vagas no Sisu 2022. Tire todas as suas dúvidas sobre o programa e veja como se inscrever!

Paranaenses que realizaram recentemente o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) vão poder aproveitar a nota que obtiveram para concorrer a uma das 6.400 vagas que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) vão disponibilizar juntas através do Sistema de Seleção Unificada de 2022 (Sisu 2022), programa que liga candidatos do ENEM a vagas em instituições públicas de ensino superior.

Por parte da UFPR, serão 2.024 vagas, divididas entre 110 cursos da instituição. Já por parte da UTFPR, serão 4.392 vagas nos também 110 cursos disponíveis. Para concorrer a uma dessas vagas, os candidatos precisarão usar a nota que obtiveram no ENEM 2021, que foi realizado nos dias 21 e 28 de novembro.

Publicidade

Publicidade

O período de inscrição para o Sisu 2022 vai acontecer entre os dias 15 e 18 de fevereiro. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 22 de fevereiro, com as matrículas começando no dia imediatamente posterior e indo até o dia 8 de março.

UFPR oferece 2.024 vagas no Sisu 2022 (Imagem: Reprodução/Tribuna do Paraná)
UFPR oferece 2.024 vagas no Sisu 2022 (Imagem: Reprodução/Tribuna do Paraná)

Como se inscrever para vagas no Sisu da UFPR e UTFPR

Para se inscrever no Sisu 2022, basta seguir os passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do Sisu 2022 clicando aqui e aperte em “Fazer Inscrição” (entre os dias 15 e 18 de fevereiro);
  2. Em seguida, clique em “Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro” e efetue login com a sua conta unificada;
  3. Antes de efetivamente começar a concorrer a uma das vagas, certifique-se de que seus dados pessoais estão atualizados;
  4. Caso estejam, prossiga com a sua inscrição e escolha até duas opções de curso apertando primeiramente em “Fazer Inscrição na 1º opção” e posteriormente “Fazer inscrição na 2ª opção“;
  5. Em cada um dos casos, procure pelas vagas desejadas informando o nome do município, o nome da instituição de ensino superior ou então o nome do curso desejado;
  6. Após efetuar sua pesquisa, clique no curso desejado, levando em consideração a modalidade do curso (turno, quantidade de vagas, se é presencial ou ead etc.). Caso esteja de acordo, simplesmente aperte em “escolher esta modalidade“.
  7. Confirme se está de acordo com todos os detalhes da vaga e aperte, por fim, em “confirmar minha inscrição“.

Pronto! Dessa forma você selecionou a sua 1ª opção de curso no Sisu 2022. Basta repetir o processo acima para a 2ª opção e começar a acompanhar diariamente a sua classificação parcial.

Publicidade

Publicidade

Lembrando que você poderá alterar a opção de curso quantas vezes quiser, mas apenas dentro do prazo da inscrição, que vai até 18 de fevereiro.

Quem pode concorrer às vagas do Sisu 2022

Para participar do Sisu 2022 e concorrer a uma das 6.400 vagas disponibilizadas pela UFPR e pela UTFPR (ou por qualquer outra universidade pública no estado), basta atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter participado do ENEM 2021;
  • Ter obtido nota na redação maior que zero (0);
  • Não ter feito o ENEM 2021 na condição de treineiro.

Além disso, convém lembrar que há vagas reservadas para estudantes de cotas sociais que atendam a alguns pré-requisitos a mais.

Como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa do Ministério da Cultura que liga estudantes que realizaram o ENEM no último ano a vagas de instituições públicas de ensino superior.

As vagas são preenchidas de acordo com uma classificação dos interessados, levando em consideração a nota que obtiveram no ENEM. Aqueles que obtiveram uma média mais alta no ENEM 2021 têm mais chances de conseguir uma das vagas ofertadas pelas universidades públicas.

Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Sisu 2022: Como funciona a lista de espera do Sisu?

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário