Unicamp altera data do vestibular 2021 e passa a aceitar Enem
A vacinação da população contra a covid19 fez com que diversas universidades brasileiras conseguissem se organizar para agendar o vestibular. Uma delas foi a Unicamp, que precisou alterar a data do processo seletivo por conta do anúncio da realização do Enem 2021, feito pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Além disso, a instituição de Ensino Superior afirmou que vai voltar a fazer a modalidade Enem-Unicamp para quem deseja ingressar na universidade no ano que vem.
Veja como fica o período de inscrição e as datas do vestibular 2021 da universidade.
Período de inscrição
Inicialmente, a primeira fase provas da Unicamp estava marcada para o dia 21 de novembro, mas com o anúncio do Governo Federal sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio ser nos dias 21 a 28 do mesmo mês, a universidade resolveu alterar as datas.
Agora, o vestibular da Unicamp está marcado para o dia 7 de novembro de 2021, para a primeira fase. Já a segunda etapa será realizada apenas em 2022, nos dias 16 e 17 de janeiro.
A Unicamp optou por redefinir a data, de maneira a facilitar o acesso de estudantes interessados em mais de um processo seletivo. A escolha da data ocorreu após reunião com outras universidades”, afirmou a instituição de ensino por meio de uma nota.
Calendário Vestibular Unicap 2021
Entenda como fica o calendário para o vestibular da Unicamp:
- Solicitação para taxa de inscrição: 15 de junho de 2021;
- Divulgação da lista dos contemplados na isenção da taxa: 30 de julho de 2021;
- Início das inscrições: dois de agosto de 2021;
- Final das inscrições: oito de setembro de 2021;
- Prazo para pagamento da taxa de inscrição (R$180,00): dez de setembro de 2021;
- Realização da primeira fase da prova: sete de novembro de 2021;
- Realização da segunda fase da prova: 16 e 17 de janeiro de 2022;
- Provas de Habilidades Específicas: 19 a 22 de janeiro de 2022;
- Divulgação da primeira chamada: 14 de fevereiro de 2022;
- Período de matrícula: a definir.
Como fazer a solicitação de isenção da taxa para o vestibular Unicamp?
O período para a solicitação de isenção da taxa para o vestibular Unicamp vai até o dia 15 de junho. Ela vale para o Vestibular Unicamp 2022 e para a modalidade Enem-Unicamp 2022. Existem três modalidades para isenção:
- Modalidade 1: Candidatos que vêm de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);
- Modalidade 2: Funcionários da Unicamp/Funcamp;
- Modalidade 3: Candidatos que vão se inscrever em determinados cursos noturnos, como: Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental.
Além disso, existem alguns critérios, que devem ser seguidos pelos interessados em solicitar o não pagamento da taxa de matrícula:
- Quem se enquadrar na modalidade 1, de família de baixa renda, vai precisar apresentar a inscrição no CadÚnico do governo federal. O cadastro pode ser do próprio candidato, pai, mãe ou responsável;
- Para os candidatos que se enquadram nas modalidades 1 ou 2, é preciso que eles tenham cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação;
- Já ter terminado, ou terminar, o ensino médio em 2021.
A partir do dia 30 de julho, os candidatos que solicitaram a isenção da taxa para matrícula no vestibular da Unicamp vão receber um aviso por e-mail afirmando se eles conseguiram ou não.
Mas atenção: Quem for contemplado não está automaticamente inscrito no Vestibular Unicamp 2022 ou no Enem-Unicamp 2022. Ainda é necessário fazer a inscrição nos processos seletivos a partir de dois de agosto de 2021.
Como funciona o vestibular da Unicamp
Para os cursos gerais, o vestibular da Unicamp possui duas fases. Já para os candidatos para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música existem provas de habilidades específicas.
A primeira fase do processo seletivo conta com 72 questões sobre Conhecimentos Gerais. Cada exercício vale um ponto. Eles são divididos da seguinte forma:
- 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura;
- 12 questões de Matemática;
- Oito questões de Biologia;
- Oito questões de, Física;
- Oito questões de Geografia/Sociologia;
- Oito questões de História/Filosofia;
- Oito questões de Inglês;
- Oito questões de Química.
Já a segunda fase é realizada em dois dias, com questões dissertativas e específicas. A área de conhecimento que será avaliada depende do curso escolhido pelo candidato. Ela pode ser Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas e Ciências Humanas/Artes.
Além disso, a segunda fase do processo seletivo conta com redação, prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, questões interdisciplinares em Língua Inglesa, prova de Matemática, prova interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Fonte: Agência Brasil