USAMOS a CASCA DA MANGA e o resultado foi INCRÍVEL!

Confira uma forma simples para aproveitar a casca de manga e utilizá-la no seu dia a dia, evitando o desperdício e cuidando da saúde.


A manga é uma das frutas mais queridas e consumidas do Brasil. E se você acha que apenas a saborosa polpa da fruta é aproveitável para consumo, saiba que também é possível aproveitar a casca da manga.

Veja também: 5 utilidades da CASCA DA MEXERICA que você não conhece – a 2ª vai te surpreender!

A casca da manga possui nutrientes que são benéficos para a saúde e pode render algumas receitas simples que merecem a sua atenção.

USAMOS a CASCA DA MANGA e o resultado foi INCRÍVEL!
Confira uma forma interessante de aproveitar a casca de manga no seu dia a dia. Foto: NoDetalhe

A seguir, confira uma das formas mais simples e proveitosas de se utilizar a casca de manga, ao invés de simplesmente jogá-la fora.

Como aproveitar a casca de manga?

Uma das melhores formas de se aproveitar a casca de manga é utilizá-la para preparar um chá que é bastante simples de se fazer.

Como a casca é rica em nutrientes, antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, esta é uma maneira de aproveitar suas propriedades e ter uma opção saudável consumo no dia a dia.

Receita de chá de casca de manga?

Para preparar este chá, você vai precisar somente das cascas de uma manga grande e de 1 litro de água. Se achar que o chá fica forte ou fraco demais para o seu gosto, você pode adaptá-lo aumentando ou reduzindo a quantia de água.

Após separar os ingredientes, basta seguir o passo a passo a baixo:

  1. Primeiramente, lave bem as cascas de manga em água corrente para remover sujeira;
  2. Em seguida, corte as cascas em pedaços pequenos e coloque-as em uma panela de água fervente;
  3. Deixe as cascas ferverem por cerca de 15 minutos e desligue o fogo;
  4. Depois disso, cubra a panela com um pano e deixe o chá abafando por mais 5 minutos (com o fogo desligado);
  5. Por fim, basta coar para retirar os pedaços e adocicar a gosto.

Depois de pronto, o chá de casca de manga pode ser consumido quente ou frio, sendo uma boa opção de acompanhamento para lanches e refeições.

Quais os benefícios do chá de casca de manga?

Usar casca de manga pode ser uma opção saudável porque ela é fonte de fibras solúveis, o que ajuda a regular o sistema digestivo e a controlar o colesterol.

Conforme já destacamos, ela também é rica em nutrientes antioxidantes, o que é importante na ação anti-inflamatória do organismo. Nesse ponto, cabe destacar que esta é uma característica da manga, de modo geral, não apenas das cascas.

Além disso, outros benefícios que o chá pode trazer para a saúde são os seguintes:

  • Combate ao envelhecimento precoce: as propriedades presentes na casca da manga ajudam a diminuir o estresse oxidativo, situação que aumenta manchas na pele, acnes e rugas, por exemplo;
  • Efeitos diuréticos: o chá também aumenta a frequência de idas ao banheiro durante o dia, ajudando a evitar a retenção de líquidos e diminuir o inchaço causado por este tipo de problema;
  • Faz bem para o cabelo: as vitaminas presentes na manga ajudam a dar brilho ao cabelo e trazem benefícios à saúde dos fios.

Contraindicações

No entanto, apesar de estarmos falando de um chá que utiliza apenas ingredientes naturais, é importante destacar que há cuidados para se tomar antes de incluí-lo em sua dieta.

Afinal, assim como qualquer outro chá, ele pode ter interações com medicamentos e não agir de forma benéfica para o organismo. Além disso, o chá também pode causar efeitos colaterais.

Por isso, é importante consultar um médico antes de incluir o chá de casca de manga de forma regular na sua dieta. Isso porque o seu organismo pode não responder de forma positiva a esta mudança na rotina alimentar.

Você também pode gostar de ler
NÃO JOGUE FORA a casca da BATATA: conheça 5 usos incríveis que você não conhecia!

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.