5 usos INCRÍVEIS da Aloe Vera que vão surpreendê-lo

Felipe Matozo

04/03/2023

A Aloe Vera, também conhecida como babosa, tem diversas utilidades para o dia a dia, e alguns dos seus usos não são tão conhecidos.

Veja também: Extraia o máximo de sabor das Folhas de Hortelã com estes 4 usos inusitados

Como a Aloe Vera é uma planta popular no Brasil, o seu cultivo é bastante comum em algumas regiões. E conforme mostraremos no decorrer deste artigo, ela também é uma planta bastante versátil.

5 usos INCRÍVEIS da Aloe Vera que vão surpreendê-lo

Confira dicas de usos incríveis da Aloe Vera. Foto: NoDetalhe

Para conhecer alguns dos usos incríveis da Aloe Vera e dos produtos que usam esta planta como ingrediente, continue acompanhando o texto abaixo.

1 – Aloe Vera para hidratação da pele

A aloe vera é conhecida por suas propriedades hidratantes, ajudando a devolver a água perdida para manter apele saudável.

Para aproveitar este uso da aloe vera, você pode cortar uma folha e espremer o gel diretamente na sua pele. Outra opção é misturar o gel a outros ingredientes hidratantes, como óleo de coco ou mel.

Caso você não se sinta confortável para aplicar a planta diretamente na pele para fazer a hidratação, outra opção é procurar por produtos à base de aloe vera. Nesse caso, a recomendação é buscar produtos naturais, sem componentes químicos.

2 – Para aliviar queimaduras solares

Outro uso do gel da aloe vera que pode ser muito útil é a sua aplicação após uma queimadura solar para acalmar e refrescar a pele.

Para isso, você pode espremer uma folha da planta para aplicar o gel diretamente na pele afetada ou misturar com um pouco de água para criar uma solução refrescante.

3 – Aloe Vera para tratar a acne

A aloe vera é uma planta que contém propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, de modo que um dos seus usos mais comuns é como ingrediente em produtos para acne.

Para tratar acne com aloe vera, aplique o gel diretamente na área afetada ou misture-o com outros ingredientes para criar uma solução mais potente. Nesse caso, a mistura pode incluir o óleo de árvore do chá (Melaleuca Alternifolia) ou extrato de hamamélis, por exemplo.

4 – Para tratar picadas de insetos

Como você já deve ter percebido, os usos da aloe vera em tratamentos de pele são bastante comuns. Além das situações já citadas, o gel de babosa pode ajudar a aliviar irritações causadas por picadas de inseto.

Nesse caso, uma dica é aplicar o gel da planta diretamente na área afetada para amenizar a coceira e a inflamação, que são comuns neste tipo de situação.

5 – Aloe Vera também contribui para a saúde bucal

Por fim, a aloe vera também ajuda a promover a saúde bucal. Segundo estudos, ela pode ser uma alternativa no tratamento de sangramentos e inflamações na gengiva, e também pode auxiliar no combate a cáries e na proteção do esmalte dental.

No mercado, é possível encontrar produtos à base de aloe vera que previnem a formação placa bacteriana.

Além disso, você também pode fazer um enxaguante bucal caseiro de aloe vera. Para isso, é só ferver de duas a três xícaras de água com a planta e usar depois de escovar os dentes.

Cuidados no uso da Aloe Vera

No entanto, é importante lembrar que algumas pessoas podem ser alérgicas à aloe vera. Por isso, sempre vale a pena fazer um teste de alergia antes de usar qualquer produto contendo a planta.

Também é importante ter em mente que há uma grande variedade espécies de plantas do gênero Aloe, e algumas delas são tóxicas. Portanto, é importante ter conhecimento sobre a planta para que não haja confusão.

Além disso, por estarmos falando de cuidados com a saúde, sempre consulte um profissional antes de usar aloe vera para tratar condições médicas específicas, já que podem haver contraindicações.

Você também pode gostar de ler
Plantas purificadoras de ar: 7 espécies ideais para melhorar sua casa

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.