Vai investir pela primeira vez? Veja 6 dicas FUNDAMENTAIS para não se arrepender!
Conheça algumas dicas importantes para quem vai começar a investir e fique preparado para entrar neste mercado.
Quando uma pessoa vai começar a investir, é muito importante que ela considere algumas dicas para conseguir rendimentos que realmente valham a pena e não acabar perdendo dinheiro.
1 – Comece investindo pouco
Uma das principais dicas para quem está começando a investir é a cautela. Isso porque vale a pena “conhecer o terreno” antes de “começar a construir”.
Aproveite para conferir também
Estas 5 opções de investimento te permitem viver de renda mensal passiva
Portanto, para entender como funciona a carteira de investimento que você escolheu e se adaptar a ela, é recomendado começar com pouco e ir observando como funciona.
Depois, quando se sentir seguro, dá para ir aumentando os investimentos progressivamente. Enquanto isso, se você não gostar da carteira em questão, outra opção é escolher outra forma de investimento que pareça mais interessante.
2 – Defina o que você espera ao investir
Existem diferentes motivos para uma pessoa começar a investir, por isso uma das primeiras dicas para iniciantes é entender o que te leva a fazer isso.
O que você espera com o seu investimento? Criar uma reserva de emergência, aumentar seu patrimônio, ter uma renda extra? Cada cenário exige um tipo de comportamento diferente.
Se for para criar uma reserva de emergência, por exemplo, o dinheiro deve ficar disponível para retirada a qualquer momento. Além disso, o investimento deve ser seguro. Afinal, criar uma reserva de emergência correndo o risco de perder dinheiro não parece uma boa ideia, não é mesmo?
Enquanto isso, um investidor que pretende aumentar seu patrimônio pode correr um pouco mais de risco. Até porque os investimentos que trazem maiores lucros são justamente aqueles “mais arriscados”, sem retornos garantidos.
Pense em uma empresa que faz empréstimos, por exemplo. Os clientes de quem ela cobra juros mais altos e, portanto, consegue lucros maiores, são aqueles com pontuações de crédito mais baixas. Ou seja, pessoas que representam riscos maiores de inadimplência, segundo as análises de crédito.
3 – Entenda seu perfil de investidor
Esta dica tem relação direta com a anterior, já que é relacionada aos riscos que você está disposto a correr com seus investimentos. Nesse caso, você precisa saber se o seu perfil é mais conservador, moderado ou arrojado.
Dessa forma, você pode compor uma carteira de investimentos que tenha relação com seu perfil, ou seja, mais arriscada ou menos arriscada.
Se quiser correr menos riscos, por exemplo, uma opção comum é investir em fundos de renda fixa, como os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários). Afinal, eles rendem mais que a poupança, têm liquidez diária e permitem resgates no mesmo dia.
4 – Não deixar para investir no final do mês é uma das principais dicas
Segundo o especialista Liao Yu Chieh, chefe de educação financeira do C6 Bank, é importante se preparar para investir sempre no início do mês, assim que o dinheiro cai na conta.
Isso porque ao deixar para o final do mês, é provável que o investidor não tenha o dinheiro que ele achou que iria sobrar, segundo o especialista.
5 – Conheça sua realidade financeira
Ao começar a investir, é necessário saber quanto é possível aplicar por mês e por quanto tempo você pretende passar investindo.
Afinal, com essas duas informações em mente, o investidor pode entender quanto ele precisa e consegue aplicar para conseguir os retornos de curto, médio e longo prazo.
Além disso, ao saber qual é o orçamento disponível para investir, é possível conhecer sua capacidade de diversificar a carteira. Isso quer dizer que o investidor pode escolher diversos ativos diferentes para aplicar dinheiro.
6 – Não pare de estudar e buscar mais dicas para investir
Por fim, uma dica fundamental para quem quer pretende “entrar nesse mercado” é sempre se manter informado sobre investimentos.
Afinal, quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto, maiores as chances de tomar decisões acertadas e ter ganhos cada vez maiores.
Portanto, para quem realmente tem interesse no mercado de investimentos, vale a pena buscar expandir seus conhecimentos sobre esta área, para explorar novas estratégias e buscar oportunidades cada vez melhores.
VEJA TAMBÉM
Não está conseguindo poupar para investir? Veja 5 dicas funcionais para economizar todo mês!