Vale a pena comprar um Gol Bola em 2023? Veja 5 prós e 5 contras

Descubra se ainda vale a pena comprar um Gol Bola em 2023! Confira os prós e contras deste clássico modelo da Volkswagen.


Hoje vamos falar sobre um carro que marcou época e ainda está na memória de muita gente: o Volkswagen Gol Bola, a segunda geração de um dos carros mais famosos do Brasil.

Neste texto, vamos dar uma olhada nos cinco prós e contras de comprar um Gol Bola em 2023 para saber se esta ainda é uma opção com vale a pena. Para isso, vamos usar como base o modelo Gol Special 1.0, ano 2002. Bora lá!

Vantagens de comprar um Gol Bola em 2023

Vale a pena comprar um Gol Bola em 2023? Veja 5 prós e 5 contras
Saiba se ainda vale a pena comprar um Gol Bola. Foto: Divulgação

Para começar, vamos destacar os pontos positivos do Gol Bola, ou seja, questões que ainda justificam sua compra.

1 – Preço acessível

Não tem como começar esta lista de outra maneira, já que o primeiro grande atrativo do Gol Bola é o preço.

Por ser um carro mais antigo e com uma grande quantidade no mercado de usados, você pode encontrar um Gol Special 2002 em bom estado por volta de R$ 11.534.

Portanto, é uma ótima opção para quem busca o primeiro carro ou está com o orçamento mais curto.

2 – Isenção de IPVA em vários estados

Também por ser um modelo mais antigo, o Gol Bola 2002 já é isento de IPVA em diversos estados do país, incluindo São Paulo. Afinal, a maioria dos estados brasileiros garante isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos.

Com isso, o Gol oferece um belo alívio para o bolso do motorista na hora de arcar com os impostos anuais.

3 – Manutenção barata

Outra vantagem do Gol Bola é a manutenção, que costuma ser barata e fácil. Por ser um carro popular, há uma grande disponibilidade de peças no mercado, o que facilita a vida na hora de fazer reparos ou substituições.

4 – Mecânica confiável

De modo geral, o Gol Bola é conhecido pela mecânica confiável e resistente. Com manutenção em dia, esse carro é capaz de enfrentar os desafios do dia a dia sem te deixar na mão.

Além disso, seu motor de 54 cv a 5000 rpm e torque máximo de 8,5 kgfm a 3250 rpm são robustos para um veículo compacto. Mas lembre-se que este é um carro mais antigo, então é importante ser cuidadoso.

5 – Consumo de combustível

Por fim, não podemos deixar de falar no consumo de combustível, que sempre foi um dos pontos fortes do Gol Bola. No caso do Gol Special 1.0, ele tem médias de 12,2 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada.

Com isso, a autonomia deste clássico é de 622 km na cidade e 801 km na estrada, graças ao tanque com capacidade de 51 litros. Nada mal para um carro antigo, não é mesmo?

Desvantagens de comprar um Gol Bola em 2023

1 – Falta de itens de conforto e tecnologia

Por ser um carro mais antigo, o Gol pode deixar a desejar em termos de itens de conforto e tecnologia, como ar-condicionado, vidros elétricos e sistema de som atualizado.

2 – Desempenho modesto

Embora tenha uma mecânica confiável, o desempenho do Gol Special 1.0 é modesto, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 17,4 segundos e velocidade máxima de 147 km/h.

Por isso, se você busca um carro que “ande bem”, pode ser que se decepcione com o desempenho deste carro.

3 – Espaço interno limitado

Assim como qualquer outro hatch compacto, o Gol Bola tem espaço interno limitado. No caso do Gol Special 2002, são 3807mm de comprimento e 1620mm de largura.

O porta-malas tem capacidade para 285 litros, o que pode ser insuficiente para algumas famílias ou viagens mais longas.

4 – Suspensão simples

A suspensão do Gol Special é simples, com suspensão dianteira independente do tipo McPherson e suspensão traseira com eixo de torção.

Isso pode resultar em um menor conforto em vias esburacadas ou irregulares, especialmente em comparação com veículos mais modernos que contam com suspensões mais sofisticadas.

5 – Direção não assistida

Por conta da “idade avançada”, outro ponto negativo do Gol Bola é a direção não assistida, que pode tornar a condução mais cansativa, principalmente em manobras e estacionamentos.

Vale a pena comprar um Gol Bola em 2023?

De modo geral, o Gol Bola é um carro com um ótimo custo-benefício para quem busca um veículo acessível, econômico e de fácil manutenção.

No entanto, é preciso estar ciente de suas limitações em termos de desempenho, espaço interno e itens de conforto e tecnologia.

Se você valoriza a economia e a praticidade, o Gol Bola pode ser uma excelente opção, mas se está em busca de um veículo com mais recursos e desempenho, talvez seja interessante considerar outras alternativas no mercado.

Por isso, o importante é pesar os prós e contras e fazer a escolha certa para o seu perfil e necessidades. E aí, será que o Gol Bola é a escolha perfeita para você?

Ficha técnica Gol Bola

VOLKSWAGEN GOL SPECIAL 1.0
Característica Detalhes
Ano 2002
Preço Por volta de R$ 11.534
IPVA Isento (com base no estado de SP)
Configuração Hatch de porte compacto
Combustível Gasolina
Lugares 5
Portas 2
Geração 2
Mecânica
Motorização Motor dianteiro de disposição longitudinal, com 4 cilindros em linha, 250 cm³ de cilindrada unitária, 2 válvulas por cilindro, com peso/potência de 16,85 kg/cv e peso/torque de 107,1 kg/kgfm de aspiração natural e injeção multiponto
Potência máxima 54 cv a 5000 rpm
Torque máximo 8,5 kgfm a 3250 rpm
Velocidade máxima 147 km/h
Aceleração 0-100 km/h 17,4 segundos
Consumo na cidade 12,2 km/l
Consumo na estrada 15,7 km/l
Autonomia 622 km na cidade e 801km na estrada
Câmbio cambio manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco de acoplamento
Tração Dianteira
Direção Não assistida
Suspensão dianteira Independente, McPherson, com mola helicoidal
Suspensão traseira Eixo de torção, com mola helicoidal
Freio dianteiro Disco sólido
Freio traseiro Tambor
Pneus dianteiros 145/80 R13
Pneus traseiros 145/80 R13
Dimensões
Altura 1411mm
Largura 1620mm
Comprimento 3807mm
Peso 910kg
Tanque Capacidade de 51 litros
Entre-eixos 2468mm
Porta-malas 285 litros
Capacidade Para 5 pessoas

 

Você também pode gostar de ler
Como comprar um Carro Usado: veja 7 dicas para não ser passado para trás

Este texto foi escrito com auxílio de Inteligência Artificial e revisado, editado e aprimorado pelo jornalista Felipe Matozo.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.