Whatsapp traz importante atualização de segurança para este mês de março de 2024

Eduardo Peres

15/03/2024

O WhatsApp continua sendo uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no mundo, com milhões de mensagens trocadas todos os dias, e a Meta, empresa desenvolvedora do aplicativo, anunciou uma outra atualização que busca melhorar a segurança do app contra  ameaças e outros perigos da internet, que deve entrar em vigor ainda em março. Veja tudo o que irá mudar.

O que muda na nova atualização do WhatsApp em março?

Conforme esta nova atualização, os usuários que tentarem realizar a captura de tela de fotos de perfil perceberão que isso não será mais tão simples como antes. Ao tentar capturar a imagem de outro contato, a pessoa se depara com uma mensagem de erro ou, simplesmente, uma tela preta.

Whatsapp traz importante atualização de segurança para este mês de março de 2024

Isso não acontece em todas as situações: a captura de tela continua válida na visualização prévia da foto de perfil. Mas, no momento em que tenta-se ampliá-la para tela cheia, o aplicativo bloqueia o recurso.

Esse lançamento não está acontecendo de forma simultânea para todos os usuários. A implementação está ocorrendo gradativamente, o que significa que algumas pessoas ainda terão que aguardar até que a restrição seja ativada em seus dispositivos.

Ainda não está claro se os usuários do sistema iOS também serão sujeitos a essa atualização, mas a expectativa é de que estes também venham a ser protegidos por essa nova camada de segurança.

Por que a Meta lançou essa atualização?

O motivo central por trás dessa nova funcionalidade do WhatsApp está no combate ao roubo de identidade, um problema cada vez mais recorrente na internet. Os criminosos digitais estão sempre em busca de brechas e informações pessoais que possam ser utilizadas em práticas ilícitas, e as fotos de perfil muitas vezes servem a esses propósitos malignos.

A Meta reconhece que essa medida, por si só, não é uma solução definitiva. Ainda existem maneiras de burlar a restrição, como o uso de softwares específicos de gravação de tela ou até mesmo a simples ação de fotografar a tela com outro dispositivo.

Comparada a outros serviços de mensagens, como o Telegram e o Signal, o WhatsApp sai na frente com relação a restrições desse tipo, o que reforça o seu comprometimento com a segurança e a privacidade dos seus mais de dois bilhões de usuários ativos em todo o mundo.

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.

0

Aguarde, procurando sua resposta