13º salário: descubra quanto você vai receber em novembro de 2022

Saiba como é feito o cálculo da primeira parcela do 13º salário e descubra quanto você deverá receber em novembro de 2022.


A primeira parcela do 13º salário de 2022 deve ser paga pelos empregadores até o dia 30 de novembro.

Na matéria a seguir, você fica sabendo os detalhes da primeira parcela e como calcular o valor, para desde já saber quanto deve receber.

Primeira parcela do 13º Salário de 2022 vai ser paga em novembro

A lei assinada em 1962 pelo presidente João Goulart prevê o pagamento da primeira parcela entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, que deve ser de no mínimo 50% do valor a que o trabalhador tem direito a receber. Sendo assim, os empregadores têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do valor adicional aos empregados.

Veja também: Prova da Vida do INSS 2023 terá mudanças importantes; entenda como vai funcionar

De modo geral, o trabalhador tem direito ao 13º salário integral. Esse valor é equivalente ao salário de um mês inteiro de trabalho, se o trabalhador tiver trabalhado o ano inteiro.

No caso de ter trabalhado por menos de um ano, o funcionário deverá receber um valor proporcional.

Para que seja contabilizado nessa apuração, cada mês deve ter mais de 15 dias trabalhados.

Isso quer dizer que, se o funcionário trabalhou menos dias do que o estabelecido, como 10 dias, esse mês não deve ser considerado no cálculo do 13º.

Como calcular essa primeira parcela?

O empregador deve calcular 1/12 do salário do empregado a cada mês e depois disso multiplicar o resultado pelo total de meses de trabalho válidos daquele ano.

A primeira parcela não tem descontos e pode ser calculada pela metade do último salário bruto recebido. Sendo assim, é comum usar o salário do mês de novembro como base.

Esse cálculo deve considerar sempre a maior remuneração, no caso de o trabalhador ter recebido um aumento no salário. Inclusive, também entram na conta do 13º salário pagamentos referentes a horas extras, adicionais noturnos ou comissões.

Sendo assim, a primeira parcela é calculada da seguinte maneira: deve-se dividir o salário bruto de novembro por 12 e multiplicar o resultado pelo número de meses em que o empregado trabalhou.

Por fim, o resultado deve ser dividido por dois. Depois de fazer esse cálculo, vai-se ter o valor do 13º salário.

Veja também: Mega da Virada 2022: apostas começam nesta quarta-feira (16); veja como montar seu jogo

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.