Esses 4 estados estão com o IPVA 2023 mais caro; entenda
Confira quatro estados onde o IPVA 2023 está mais caro que no ano passado e entenda por que isso aconteceu.
Motoristas de diversas partes do país devem sentir um aumento no valor do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) em 2023. A seguir, você confere uma lista de estados onde o imposto ficou mais caro neste ano.
1 – IPVA SP 2023
De acordo com a pesquisa anual feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o aumento médio no IPVA SP 2023 será de 10,77%.
Mas a alta não tem relação com a alíquota de IPVA cobrada no estado, e sim com a valorização dos veículos usados. Apesar do aumento, a variação foi menor que em 2022, quando o imposto subiu, em média, 22,54%.
Em 2023, os proprietário de veículos de São Paulo poderão parcelar o IPVA SP em até cinco vezes. Enquanto isso, quem optar por pagar o imposto à vista terá direito a um desconto de 3%.
No entanto, para conseguir o desconto pelo pagamento à vista, é necessário quitar o IPVA SP 2023 em janeiro. O calendário de vencimentos do imposto começa no dia 11/01 e varia conforme o final de placa dos veículos.
Para conferir o calendário completo do IPVA SP 2023 e mais informações sobre o imposto no estado, acesse o site da Sefaz-SP.
2 – IPVA MG 2023
Para os motoristas mineiros, o aumento no valor do IPVA MG 2023 em relação ao ano passado pode chegar a quase 50%, dependendo do veículo.
Isso porque a tabela com os valores dos veículos que é usada como base de cálculo do imposto voltou a ser atualizada neste ano. Em 2022, os valores foram congelados para se manterem na mesma base do ano anterior.
Dessa vez, no entanto, a atualização na tabela Fipe e o fim do congelamento acabaram impactando no valor do IPVA. Mas vale destacar que as alíquotas do imposto continuam as mesmas.
O IPVA MG 2023 poderá ser parcelado em até 3 vezes, e o calendário de vencimentos começa em março, variando conforme o final de placa dos veículos.
E se por um lado o IPVA ficou mais caro em Minas Gerais, por outro a taxa de licenciamento teve uma redução de mais de R$ 100. Em 2023, o licenciamento anual do Detran-MG será de R$ 33,66.
3 – IPVA GO 2023
Goiás é estado que não sofreu alterações nas alíquotas, mas terá um IPVA mais caro neste ano por conta da valorização nos preços de carros usados. Segundo a Secretaria de Economia do estado, o aumento no IPVA GO 2023 é de 10%.
Conforme explicou o presidente Sindicato dos Despachantes, Divino Eterno dos Santos, a pandemia levou a uma falta de peças para veículos novos, o que fez com que os usados ficassem mais caros.
Esse fenômeno de valorização se repete em todo o país e explica a alta do IPVA em vários lugares. Isso porque o cálculo do imposto para cada veiculo considera o seu valor de avaliação, com base na tabela Fipe.
A partir deste ano, motoristas goianos podem parcelar o valor do imposto em até 10 vezes. Mas é importante ter atenção com o calendário de pagamentos do IPVA GO, que já inicia no dia 9 de janeiro, conforme podemos ver na imagem abaixo:
4 – IPVA CE 2023
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), o aumento médio no IPVA 2023 no estado será de 8,93%.
No entanto, a alta pode ser ainda maior entre os carros mais vendidos no Ceará, segundo um levantamento feito pelo Diário do Nordeste. No caso do Chevrolet Onix, por exemplo, carro mais vendido no estado em 2022, o IPVA ficou 14% mais caro neste ano.
Mas também há casos de veículos que desvalorizaram no ano passado, o que deixa o imposto mais barato neste ano.
Os motoristas cearenses podem consultar o valor do IPVA e gerar a guia para pagamento do imposto pelos aplicativos “Ceará App” e “Meu IPVA” ou pelo site da Sefaz-CE.
Já em relação ao calendário de vencimentos do IPVA CE 2023, as datas de pagamentos são as mesmas para todos os veículos. O imposto pode ser pago à vista com desconto de 5% ou parcelado em até 5 vezes, seguindo o cronograma abaixo:
- Cota única com desconto de 5% – até 31 de janeiro de 2023;
- 1ª parcela – até 10 de fevereiro de 2023;
- 2ª parcela – até 10 de março de 2023;
- 3ª parcela – até 10 de abril de 2023;
- 4ª parcela – até 10 de maio de 2023;
- 5ª parcela – até 12 de junho de 2023.