Prepare o bolso: 4 gastos que você vai ter no começo de 2023

Felipe Matozo

24/01/2023

Início de ano sempre traz consigo uma lista de contas específicas para se pagar. E para te ajudar a começar 2023 sem esquecer de nenhuma conta, confira a seguir alguns gastos típicos dessa época do ano.

1 – IPTU 2023

Um dos primeiros gastos de 2023 para contribuintes de todo o país é o IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Este é um tributo de responsabilidade dos municípios que deve ser pago por proprietários de imóveis e terrenos.

Por se tratar de um imposto municipal, são as prefeituras que definem o valor final e as regras gerais do IPTU.

Portanto, para saber detalhes como valores e prazos pagamento, é necessário checar em meios de comunicação da Prefeitura da sua cidade ou entrar em contato com o órgão responsável pelo imposto.

De modo geral, o valor do IPTU corresponde a um cálculo que considera o valor de venda do imóvel e uma porcentagem de alíquota do imposto.

Além disso, é comum que as prefeituras ofereçam descontos por pagamentos à vista e até mesmo isenção para alguns imóveis.

Aqui nós já explicamos sobre o IPTU 2023 em algumas das principais cidades do Brasil, aproveite para conferir se a sua cidade não está entre elas clicando neste link ou pesquisando o nome do município na aba de pesquisa do NoDetalhe (ícone de lupa).

2 – IPVA 2023

Outro imposto que surge para os brasileiros logo no início do ano é o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Ao contrário do IPTU, o IPVA é um imposto cobrado pelos estados. Sendo assim, cada estado tem suas próprias regras e calendários para este tributo. Por isso, enquanto alguns motoristas já começaram a pagar o IPVA, outros iniciam apenas nos próximos meses.

De qualquer forma, o valor do IPVA varia conforme o valor de avaliação do veículo, normalmente com base na Tabela Fipe, e a alíquota cobrada em cada estado.

Em São Paulo, por exemplo, o IPVA corresponde a 4% do valor do veículo. Enquanto isso, na Bahia o imposto é de 2,5% do valor de cada veículo.

Sendo assim, para você saber quando deve começar a pagar o IPVA e qual é o valor do imposto, é necessário pesquisar no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu Estado.

Mas vale lembrar que as regras de isenção do IPVA também variam conforme o estado. Em alguns lugares, veículos com mais de 15 anos não precisam pagar o imposto, enquanto em outros a “idade” mínima para isenção é 20 anos. Veja a lista por estado neste texto.

3 – Gastos escolares

Os gastos com rematrícula e materiais escolares também atingem muitos brasileiros neste início de 2023.

No caso das taxas de matrícula e rematrícula, a conta chega tanto para quem tem filhos em escola particular quanto para quem estuda em faculdade privada.

Os valores destas taxas variam conforme a instituição, então é importante entrar em contato com a escola ou faculdade para saber como funciona o pagamento.

Além disso, outra conta que pesa no bolso de milhões de brasileiros todo início de ano é a compra de material escolar. Nesse caso, os gastos atingem pessoas com filhos matriculados em escolas públicas e particulares.

Mas uma dica importante para diminuir os efeitos dos gastos com material escolar, que podem ser altos, é pesquisar bem antes de comprar. Afinal, os preços costumam variar bastante entre os estabelecimentos.

Segundo uma pesquisa do Procon-SP realizada em 2022, itens de material escolar chegaram a apresentar diferenças de preço de mais de 200% entre uma loja e outra.

Além disso, também é recomendado checar quais itens do anos passado ainda estão em condições de uso, para não comprar o que não precisa, e trocar livros didáticos entre alunos, o que ajuda a economizar.

4 – Licenciamento de veículos

Assim como o IPVA, o licenciamento de veículos é cobrado pelo Detran de cada estado. Por isso, é importante conferir quando começam os pagamentos do licenciamento no seu estado.

Isso porque enquanto muitos estados iniciam o calendário de licenciamento somente após a última parcela do IPVA, no segundo semestre, outros cobram todas as taxas junto com o imposto anual.

Aqui nós já explicamos como funciona o licenciamento em todos os estados e no Distrito Federal. Para conferir as principais informações sobre esta taxa no local onde você mora, clique neste link ou pesquise por “Licenciamento” mais a sigla do seu estado no menu de pesquisa do nosso site.

Você também pode gostar de ler
Como negociar dívidas com Cartão de Crédito: dicas e truques para quitar suas contas

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta