5 tipos de carne MAIS INDICADOS para o seu churrasco de domingo (e que cabem no bolso)

Conheça cinco cortes de carne que são indicadas para um churrasco e podem ser encontradas por preços que cabem no seu bolso.


Poucas coisas são melhores e mais brasileiras do que um bom churrasco de domingo, mas o preço da carne em alta atrapalha, não é mesmo? Por isso, conheça alguns tipos de carne que podem sair em conta.

1 – Fraldinha

Para começar a nossa lista, uma carne bovina que se destaca pelo seu custo-benefício. Afinal, a Fraldinha não é um corte tão caro, em comparação a outras carnes, mas é macia e saborosa.

Confira também
Alimentos mais caros OBRIGAM brasileiros a fazerem essas mudanças

Além disso, a Fraldinha também é uma carne fácil de se fazer no churrasco e que leva pouco tempo para se assar. Outro destaque da Fraldinha é que ela é considerada uma carne magra, pois tem um baixo teor de gordura e altos níveis de proteína e ferro.

Mas por se tratar de um corte magro, é importante cuidar para não deixá-la seca e dura. Para isso, uma dica é cortar a Fraldinha em tiras mais grossas para assar, entre dois e três centímetros.

2 – Contrafilé

O Contrafilé é um corte muito popular para churrasco, pois não é tão caro quanto a Picanha e a Alcatra, por exemplo, mas é bastante suculento e saboroso.

Para quem gosta de carne mal passada, o Contrafilé é um dos cortes mais indicados, pois ele fica bem macio. Além disso, se sobrar carne depois do churrasco, este é um corte que também fica ótimo como bife, então não tem erro.

3 – Lombo Suíno, boa carne de porco para churrasco

Nem só de carne bovina vive um churrasco! Cortes suínos também são muito bem-vindos em churrascos de domingo, pois costumam ser mais baratos e contam com o diferencial do sabor marcante da carne de porco.

Nesse caso, uma carne que merece atenção é o Lombo Suíno, pois é um tipo de corte que vai muito bem no churrasco. Mas quem está acostumado a assar apenas cortes de boi precisa ficar de olho para não errar no ponto da carne ou deixá-la muito seca.

No caso do Lombo Suíno, uma dica é deixar marinando por umas 12 horas com temperos como sal a gosto, alho, mostarda e até mesmo um pouco de vinho tinto seco, pois esse é tipo de carne que pega bem” o tempero.

4 – Cupim

O Cupim é um corte muito popular em churrascaria, mas que você também pode fazer em sua casa em um churrasco de domingo. Afinal, esta é uma das carnes mais em conta da nossa lista.

No entanto, por ser um corte mais gorduroso, o Cupim é um tipo de carne que você precisa deixar algumas horas na churrasqueira. Ou seja, é preciso começar a preparar o Cupim antes de iniciar o churrasco.

Além disso, a maior parte das receitas para assar Cupim exigem papel celofane e/ou papel alumínio. Portanto, se você for preparar essa carne em um churrasco pela primeira vez, vale a pena dar uma olhada em receitas na internet antes.

Entre as receitas mais comuns de Cupim na churrasqueira, estão preparos com limão, com manteiga e com pimenta e até mesmo com cerveja. Apesar deste corte exigir um trabalho maior, o resultado pode valer a pena.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma receita de Cupim na brasa com sal, pimenta, alho e manteiga:

5 – Acém, carne barata para churrasco

Para encerrar a nossa lista, trazemos com das carnes mais populares dos açougues brasileiros, já que o seu preço é mais baixo em relação a outros cortes.

Mas tem muita gente que torce o nariz para um churrasco de acém, já que este é um corte mais duro. No entanto, existem algumas dicas que deixam o acém mais macio e saboroso e podem render um bom churrasco com essa carne tão “discriminada”.

Uma forma comum de amaciar o Acém para o churrasco é deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas em um mistura de azeite e vinagre. Além de deixar a carne mais macia, esse truque também faz com que ela fique mais saborosa, já que essa mistura é um belo tempero.

Também é possível substituir o vinagre por outro componente ácido, como suco de limão ou de tomate, vinagre de maçã, e até mesmo cerveja ou vinho. Mas é importante usar algum componente ácido, pois ele é um amaciante natural de carnes.

Além disso, você também pode incluir ervas aromáticas na sua mistura para marinada, como manjericão, orégano ou alecrim. Afinal, isso ajuda a dar um sabor melhor na carne.

Por isso, se você tem preconceito com esse corte, recomendamos deixar isso de lado e testar uma receita que possa deixá-lo mais macio e saboroso. Pelo preço da carne, o Acém pode ser uma boa escolha para o seu churrasco.

VEJA TAMBÉM
Carne folheada a ouro no Catar? Conheça o famoso chefe por trás da iguaria

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.