7 carnes que não podem faltar no seu Kit Churrasco!

Felipe Matozo

02/02/2023

Para quem gosta de fazer um bom churrasco, existem algumas carnes que sempre precisam estar na lista de compras porque vão bem na churrasqueira. A seguir, confira sete cortes que precisam estar no kit de um churrasqueiro.

1 –  Picanha

Convenhamos, é difícil pensar em churrasco sem pensar em Picanha. Esta é uma das carnes mais tradicionais e favoritas de churrasqueiros no Brasil e no mundo.

Isso porque a picanha é uma carne de alta qualidade, considerada uma das mais suculentas e saborosas para se assar.

Na hora de escolher uma peça de picanha, dê atenção à camada de gordura, que deve ter cerca de 1 cm de espessura para manter a carne macia e suculenta. Para temperar, sal grosso e alho ou outro condimento já são suficientes.

Outras dicas que merecem destaque são deixar a carne descansar por pelo menos 1 hora antes de colocá-la no fogo, e não espetar a carne enquanto ela estiver assando, pois isso faz com que ela perca o suco.

2 – Costela bovina

Outra corte clássico do churrasco brasileiro é a costela bovina, uma das carnes mais saborosas para se assar. Mas para fazer um churrasco de costela, é preciso ter paciência, já que ela demora algumas horas para atingir o ponto ideal.

Assim como a picanha, a costela também não precisa de muito tempero, basta utilizar sal grosso. Nesse caso, uma dica é deixar ela descansando com o sal por cerca de 20 minutos antes de começar a assar.

Um aliado importante do churrasco de costela é o papel-alumínio, que ajuda a reter o sabor e a suculência da carne. E se for assar a costela no espeto, é importante virar a carne frequentemente, em torno de 10 em 10 minutos.

3 – Frango

Foto: jcomp/Freepik

Cortes de frango também são sempre bem-vindos em um churrasco. Entre as principais partes do frango que você pode assar na churrasqueira, podemos destacar os seguintes:

  • Asa: a asinha é um aperitivo ideal para iniciar o churrasco. Para assar a asa de frango, use o espeto, pois isso ajuda a deixá-la mais crocante e no ponto;
  • Sobrecoxa: a sobrecoxa também assa melhor no espeto, mas se a peça estiver desossada, pode ser levada diretamente à grelha (com atenção para não ressecar);
  • Coxa e sobrecoxa com osso: este é outro corte indicado para o espeto. Mas se for assar apenas a coxa e a peça for carnuda, vale a pena assar na grelha.

4 – Linguiça

Outro aperitivo que não pode faltar no churrasco é a linguiça, já que além de saborosa ela é uma das carnes mais prática para se preparar.

Normalmente, a linguiça mais utilizada em churrascos é a toscana, mas você também pode procurar por outras opção para dar uma diferenciada. Nesse caso, vale a pena procurar linguiças recheadas, fáceis de se encontrar em supermercados.

Mas é importante ter em mente que o tempo de exposição ao fogo varia conforme o tipo de linguiça. Enquanto as mais gordurosas precisam passar mais tempo na churrasqueira, aquelas com menos gordura correm o risco de passar do ponto.

5 – Carne de porco

Cortes suínos também são muito bem vindos em churrascos, pois oferecem um sabor diferenciado. Aqui nós já mostramos cinco tipos de carne de porco que podem ir tanto para a churrasqueira quanto para a frigideira.

Um dos cortes que costuma chamar a atenção em churrascos é a panceta, pois é uma carne mais gorda que pode ficar bem saborosa quando levada à grelha.

Outra sugestão que vale a pena mencionar é o filé mignon suíno, que é um corte magro com textura macia e sabor mais suave.

6 – Lombo

O lombo suíno é uma carne que pode ficar ótima na grelha. E por ser uma carne mais versátil, você também pode assá-la com alguns temperos específicos.

Nesse caso, uma receita que podemos destacar é o lombo com alho, que é planejada para se preparar justamente na churrasqueira. No vídeo abaixo, você pode conferir como preparar esta receita:

7 – Peixe

Por fim, temos uma opção mais saudável para o seu churrasco: o Peixe. Por mais que isso possa causa estranheza, há diversas receitas disponíveis para se prepara diferentes tipos de peixe na churrasqueira.

Entre os tipos de peixe mais recomendados para um churrasco, podemos citar as seguintes espécies:

  • Dourado-do-mar: sabor suave e textura firme, ideal para ser assado;
  • Vermelho cioba: tipo de peixe que suporta bem o calor da grelha, mas deve ser assado com pele para não passar do ponto;
  • Atum: este é um peixe mais conhecido e que pode ir direto para grelha. Tem um sabor marcante e é mais fácil de manipular.

Você também pode gostar de ler
8 melhores técnicas para GRELHAR seu churrasco

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta