Dicas para não cair em golpes na compra de carro usado
A compra de um carro usado exige uma série de cuidados para fazer um bom negócio, por isso confira dicas para evitar golpes nessa hora.
Com a recente falta de insumos para a produção de veículos zero km e a crise financeira que o Brasil vem enfrentando em 2021, os veículos seminovos passam por um momento de valorização. Com o crescimento deste mercado, muitos consumidores procuram dicas para acertar na compra de um carro usado.
Uma das principais preocupações de motoristas na hora de comprar um veículo usado é com os golpes, já que as negociações costumam envolver altos valores.
Por conta disso, o CEO do aplicativo de compra e venda de carros usados e seminovos “Dryve”, Daniel Abbud, listou algumas dicas para que os consumidores evitem golpes.
Veja também: Compra de carros usados aumentou em 2021. É um bom momento para financiamento de veículos?
5 dicas para evitar golpes na compra de um carro usado
De acordo com Abbud, os cinco procedimentos que podem ajudar as pessoas a evitar golpes na hora de comprar um veículo usado são os seguintes:
- Pesquisar pela placa ou RENAVAM do veículo – Como estes dados não podem ser alterados, essa pesquisa permite que você conheça o histórico do veículo para saber que não há nada de errado com ele nem débitos em aberto, como multas ou taxas de licenciamento ou IPVA em atraso;
- Comparar com o preço da Tabela FIPE – Este sistema é usado como base para negociações de veículos, então uma consulta no site da Tabela FIPE permite que você confira o valor médio do modelo em questão. Se o valor estiver muito abaixo da média, desconfie e questione sobre os motivos;
- Investigar o vendedor – Caso você está negociando um veículo com uma loja, peça o CNPJ da empresa para checá-la no site da Receita Federal ou no Serasa. Além disso, sites como o Reclame Aqui também podem ser úteis para conferir a procedência do estabelecimento. Em caso de compra com vendedor particular, também vale pesquisar sobre a pessoa para saber se é de confiança;
- Priorize o uso de intermediários – Além das ferramentas que os próprios sites e aplicativos de compra e venda oferecem para intermediar negócios, também há empresas especializadas em acompanhar esse processo para garantir mais segurança e otimização de tempo. Se for possível, procure contratar uma delas;
- Evite pagamentos antecipados – Esta é uma dica simples e muito importante. Segundo Abbud, o ideal é pagar apenas depois da assinatura do contrato de compra, pois há golpistas que chegam a emitir boletos falsos.
IPVA mais caro em 2022? Entenda
Outra questão a se considerar antes da compra de um carro usado é o valor previsto para o seu IPVA em 2022. Além de checar se o imposto do veículo está em dia, é importante calcular de quanto deverá ser o seu IPVA no ano que vem, com base na Tabela FIPE e na alíquota do seu estado.
Afinal, há uma expectativa que o IPVA fique mais caro em 2022, por conta da recente valorização dos seminovos. Como os carros estão mais caros neste ano, a valorização deve refletir no valor do imposto.