Valor do Auxílio Brasil menor? Veja o que fazer caso tenha recebido um valor abaixo do correto

Famílias que receberam um valor menor do que o que tinham direito no Auxílio Brasil podem receber benefício de compensação.


Desde o início dos pagamentos do Auxílio Brasil, muitas pessoas estão reclamando que receberam menos do que deveriam. E, em alguns casos, o valor está sendo pago menor do que o extinto Bolsa Família.

Mas a proposta do Auxílio Brasil prevê uma espécie de recompensa para famílias que tiverem redução no valor dos benefícios. Isso acontecerá com na transição de um programa para outro, o chamado “Benefício Compensatório de Transição”.

Nesse caso, a família receberá um valor complementado na parcela mensal enquanto o benefício não alcançar a mesma quantia que era paga no Bolsa Família. Veja a seguir como deve funcionar esse benefício.

O que fazer se o valor do Auxílio Brasil vier menor do que o esperado
Veja quais grupos de beneficiários recebem a primeira parcela do Auxílio Brasil nesta semana. Foto: Reprodução

Benefício para quem recebeu um valor menor no Auxílio Brasil

Em novembro, o pagamento do chamado Benefício Compensatório de Transição para quem teve redução no valor da parcela será feito no limite de um benefício por família.

Depois, o pagamento do benefício se manterá pelos próximos meses. Será assim até a parcela do Auxílio Brasil chegar ao mesmo valor ou supere o do Bolsa Família. Ou, então, até a família deixar de enquadrar nos critérios do novo programa.

O cálculo da compensação para estes beneficiários irá considerar o valor total do Bolsa Família de outubro. Este, que foi o último mês de pagamento do extinto programa.

Mas a cada seis meses será feita a revisão do valor do benefício, e todo mês haverá uma revisão para confirmar se a família ainda tem direito às parcelas e se novas podem entrar.

Vale lembrar que neste primeiro mês de pagamentos do Auxílio Brasil, apenas quem já recebia o Bolsa Família tem direito ao benefício.

Entretanto, nos próximos meses mais famílias devem ser selecionadas para o novo programa com base nas inscrições do CadÚnico, sendo que o cadastro neste sistema é obrigatório para participação no Auxílio Brasil.

De acordo com o relator do texto do programa, deputado Marcelo Aro (PP-MG), o número de famílias atendidas deve chegar a 20 milhões. E aqui nós já mostramos como consultar se você tem direito ao Auxílio Brasil.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.