IPVA 2022: alíquota dos estados e como calcular
O IPVA é um imposto estadual com cobrança feita uma vez ao ano. A alíquota do IPVA 2022 pode ser diferente para cada estado brasileiro. Ela pode ter variações entre 2% e 3,75%, de acordo com cada região do país.
O ano de 2022 vai ser marcado pelo aumento dos valores do IPVA – devido o aumento do valor do carro usado de acordo com a tabela FIPE. Portanto, é necessário que os proprietários de veículos saibam como calcular o IPVA para que se preparem, desde já, para o próximo pagamento.
Como fica o IPVA 2022 segundo tabela FIPE?
Diagnósticos realizados recentemente mostraram que a quantia paga em veículos usados na tabela FIPE subiu consideravelmente para o ano de 2022. Foi possível identificar um aumento de cerca de 31,8% no período de um ano. Para os modelos 0km, a adição foi de aproximadamente 19,3% no mesmo intervalo de tempo.
- Fonte/Reprodução: original
Essa alta nos preços é resultado da interrupção das fábricas de peças e montadoras de veículos no período de isolamento utilizado para controlar o crescimento de casos de Covid-19.
Essa paralisação causou a escassez de matéria-prima de veículos, o que gerou um aumento nos preços. Assim, as pessoas foram levadas a buscar carros usados, e a alta procura gerou o aumento de preços.
Alíquota do IPVA 2022 por estado
Alguns estados já divulgaram informações sobre a possível alíquota que será cobrada. Até o momento não há estimativa de aumento nesses valores.
Em muitos estados, o valor do IPVA do ano de 2022 suportará o parcelamento de até 6 vezes. O pagamento do valor integral à vista, em muitos casos, pode ter até 10% de desconto, porém, é importante verificar as regras vigentes no seu estado.
Para calcular o IPVA é necessário ter em mãos o valor cobrado de alíquota por cada estado do país, confira a possível porcentagem de anos anteriores por regiões.
Região Sul: porcentagens de cada estado da região abaixo
- Paraná: 3,5%
- Rio Grande do Sul: 3%
- Santa Catarina: 2%
Santa Catarina segue com a porcentagem mais baixa entre todos os outros estados da Região Sul
Sudeste: porcentagens de cada estado da região abaixo
- Rio de Janeiro – 4%
- Espírito Santo – 2%
- Minas Gerais – 4%
- São Paulo – 4%
O Espírito Santo segue como o menor da área da região Sudeste. Uma boa notícia para os moradores do estado.
Nordeste: porcentagens de cada estado da região abaixo
- Alagoas – 3%
- Rio Grande do Norte – 3%
- Bahia – 2,5%
- Maranhão – 2,5%
- Paraíba – 2,5%
- Sergipe – 2,5%
- Piauí – 2,5%
- Ceará – 2,5%
- Pernambuco – 3%
Como mostram as porcentagens, o Nordeste é a região que tem a menor de valores em comparação aos outras regiões do país.
Centro-Oeste: porcentagens de cada estado da região abaixo
- Mato Grosso – 2%
- Distrito Federal – 3,5%
- Goiás – 3,75%
- Mato Grosso do Sul – 3,5%
Já Goiás lidera com a maior porcentagem dos estados Centro-Oeste do país.
Norte: porcentagens de cada estado da região abaixo
- Tocantins – 2%
- Roraima – 3%
- Acre – 2%
- Pará – 2,5%
- Amazonas – 3%
- Rondônia – 2%
As datas de pagamento também dependem de cada estado e o último dígito de cada placa. Todo o imposto recebido tem 50% atribuído a cidade em que o veículo foi emplacado.
Como realizar o cálculo do IPVA para 2022?
Para calcular o IPVA do ano de 2022, é necessário levar em consideração as taxas cobradas pelo estado que o veículo tem registro.
Ademais, ao conferir essa quantia, o próximo passo é multiplicar a alíquota do estado pelo valor mostrado na tabela Fipe, em caso de veículos usados. Portanto, para carros novos, o cálculo do IPVA será realizado através do valor cobrado na nota fiscal.
Conforme a lei, alguns contribuintes podem receber descontos no IPVA. Para identificar esse benefício, é necessário buscar as regras do estado e analisar todas as condições e métodos de pagamento. Por fim, há locais que isentam o pagamento do imposto para carros com dez anos ou mais.