Veja como receber o auxílio-doença no banco de sua escolha
Está procurando como receber seu auxílio-doença no banco de sua escolha? Então confira tudo que você vai precisar saber aqui No Detalhe.
Ficar incapacitado de trabalhar por problemas de saúde é algo que todo mundo pode acabar passando um dia. Esse momento, além de desagradável, é muito delicado, porque o trabalhador deixa de produzir e, consequentemente, pode acabar deixando também de gerar proventos para a sua casa.
Por sorte, existem determinados direitos que podem e devem garantir que esse momento de improdutividade seja atenuado. O contribuinte do INSS, por exemplo, pode ter acesso em situações como essa ao auxílio-doença.
Nesse texto, você vai entender melhor sobre o benefício e como receber o auxílio-doença no banco da sua escolha.
Aprovado no auxílio-doença INSS: como recebo o pagamento?
Se você estiver apto a receber o auxílio-doença, ou seja, se estiver na condição de segurado, tendo contribuído por pelo menos doze meses ao INSS e com a comprovação da incapacidade de trabalhar, seu benefício será liberado pelo instituto.
O beneficiário receberá uma carta do INSS com instruções sobre os valores, cálculos, local e datas de pagamento. Essas informações também podem ser consultadas no site do instituto ou mesmo no aplicativo Meu INSS.
Para receber o primeiro pagamento, o segurado deve ir ao banco indicado pelo próprio INSS munido da carta recebida e de documento oficial com foto. Ela pode escolher entre receber o valor por meio de crédito em conta bancária ou solicitar a emissão do cartão previdenciário do INSS.
Importante lembrar que, se for escolhido o modo de pagamento por conta bancária, o beneficiário não precisa abrir uma conta no banco indicado pelo INSS. O próprio instituto faz isso de maneira automática.
Como receber o benefício do auxílio pelo meu banco?
Também é possível mudar o banco onde o benefício será depositado. Dessa forma, o trabalhador agraciado com o benefício pode recebê-lo na sua conta corrente usual.
Para fazer esse processo migratório, é necessário solicitá-lo na agência bancária ou mesmo no aplicativo “Meu INSS”, na opção “Transferir Benefício para Conta Corrente”.
Feito esse procedimento, é possível usar o dinheiro normalmente ao pagar boletos, fazer transferências ou sacar valores diretamente no caixa.
Quando posso sacar o pagamento do benefício do auxílio?
O INSS conta com um calendário detalhado com as datas de pagamento dos benefícios ao longo do ano.
Para determinar essas datas, o instituto leva em consideração o número do benefício (cada benefício concedido possui um número específico) e o valor que será recebido.
Para conferir a tabela de 2022 basta clicar aqui.
Qual prazo para saque do benefício do auxílio-doença no banco?
A partir do momento do depósito do benefício, o prazo limite para o saque é de 60 dias.
Caso o dinheiro não seja retirado nesse intervalo de tempo, ele retorna para o INSS.