Confira as mudanças na nova CNH, DPVAT E IPVA em 2022
IPVA 2022, DPVAT e na nova CNH, confira todas as mudanças que vão ocorrer, todas as informações necessárias aqui No Detalhe.
O ano novo chegou e com ele vieram algumas mudanças importantes para os motoristas brasileiros. O IPVA, o DPVAT e a CNH passaram por alterações que não podem ser ignoradas pelos condutores ou para quem deseja tirar sua primeira habilitação para dirigir.
Confira abaixo.
Nova CNH
No dia 13 de dezembro do ano passado, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), anunciou que este ano, 2022, a Carteira Nacional de Habilitação terá uma nova versão.
O novo modelo do documento apresentará mecanismos de segurança diferenciados dos atuais, que visam evitar a falsificação.
Tinta que brilha no escuro, elementos que são visíveis apenas sob a luz ultravioleta e um QR Code são alguns desses novos dispositivos de segurança.
A nova versão da CNH começará a ser emitida efetivamente a partir do mês de julho e continuará sendo expedida nas versões impressa e digital (no aplicativo Carteira Digital de Trânsito). A migração de modelos será obrigatória apenas para quem for tirar a primeira habilitação ou para quem renovar o documento a partir de junho.
Mudanças no DPVAT
Com relação ao DPVAT, uma boa notícia: pelo segundo ano seguido, o imposto não será cobrado aos motoristas. A isenção foi aprovada em 17 de dezembro de 2021 pelo Conselho Nacional dos Seguros Privados, órgão vinculado ao Ministério da Economia. A dispensa da cobrança do seguro serve para todas as categorias.
A notícia é ótima para os motoristas, mas ruim para o Sistema Único de Saúde, que recebe 45% do dinheiro anual arrecadado com o DPVAT.
A justificativa da renovação da isenção está relacionada ao acúmulo de recursos no FDPVAT, o fundo da Caixa Econômica Federal usado para cobrar prejuízos com acidentes no trânsito.
Mudanças no IPVA em 2022
Com relação ao IPVA, a mudança diz respeito ao aumento no valor que será cobrado este ano. Apesar da alíquota cobrada pelos estados permanecer inalterada, o valor base para o cálculo do imposto sofreu alterações. Isso aconteceu devido ao aumento no valor venal dos veículos, valorizado em 2021.
No último ano, os veículos usados ficaram 31,8% mais caros e os novos valorizaram 19,3%. Isso vai afetar diretamente o preço do IPVA, mas é importante destacar que cada estado terá um aumento específico.
Para saber exatamente quanto você pagará de IPVA em 2022 o ideal é consultar no estado em que mora o valor da cobrança, bem como as condições de pagamento, que também variam dependendo da localidade.