Saiba agora mesmo como incluir atividade secundária no CNPJ
Saiba como incluir a atividade secundária no CNPJ e o quanto isso pode influir na lucratividade de sua empresa!
Muitas empresas encontram vantagem econômica ao exercerem uma atividade secundária, mas é importante incluir essa atividade secundária no CNPJ por questões contábeis e também fiscais.
O aumento de renda através de uma segunda atividade empresarial é particularmente interessante para os microempreendedores que necessitam de um complemento na renda. Empresas menores ou que existem há pouco tempo precisam enfrentar muitos desafios até se solidificarem no mercado e garantirem um crescimento contínuo.
Incluir uma atividade secundária no CPNP pode ser muito vantajoso, pois abrir uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) permite que o empreendedor expanda seu leque de opções de atividades empresariais.
O que é atividade secundária no CNPJ?
A atividade secundária no CNPJ é o registro formal da atividade secundária da empresa, ou seja, o exercício de uma atividade econômica diferente da primeira. A característica principal da atividade secundária é que esta não gera renda maior do que a primária. Apesar de serem realizadas na mesma unidade de produção, são destinadas a terceiros.
Um exemplo de atividade secundária pode ser dado em microempresas de prestação de serviços, como um salão de beleza. A atividade principal do salão pode ser o tratamento de cabelos, serviços de manicure e pedicure e estética. Mas, supondo que o dono ou dona do salão deseja ganhar renda extra com a venda de produtos, isso entraria como atividade secundária.
Para obter vantagens e estar enquadrado na lei, o salão de beleza deve registrar o comércio de produtos como CNAE como atividade secundária.
Como consultar atividade secundária no CNPJ?
Para saber se a atividade secundária que uma empresa realiza é aceita, basta consultar a tabela atualizada do CNAE. É importante se atentar para que a classificação registrada reflita a realidade das atividades exercidas na empresa. Dessa forma, será possível se beneficiar acerca de tributos e questões fiscais.
Qual a diferença entre atividade principal e secundária?
A atividade primária de uma empresa se diferencia da secundária em um quesito muito importante, isto é, pela renda gerada da atividade. A primeira representa a atividade-fim da empresa, a produção do produto ou serviço que a define. A secundária é um complemento, feito a partir da empresa, cujo fim é incrementar a receita. A atividade secundária não deve ultrapassar a primária em faturamento.