Como consultar os créditos da Nota Fiscal Paulista

Saiba como consultar os créditos da Nota Fiscal Paulista disponíveis para o seu CPF e confira mais informações sobre este programa.


A Nota Fiscal Paulista é um programa do governo de São Paulo que estimula os consumidores do estado a pedirem o documento fiscal após suas compras. Com isso, os usuários acumulam créditos que eles podem consultar diretamente no site da Nota Fiscal Paulista.

Além disso, o portal também permite que os consumidores resgatem os créditos do programa, valor que pode ser usado para pagar o IPVA de São Paulo, por exemplo.

A seguir, você confere como consultar os créditos acumulados na Nota Fiscal Paulista e mais informações sobre o programa e seus benefícios.

consultar créditos nota fiscal paulista
Veja como consultar os créditos da Nota Fiscal Paulista. Foto: Felipe Cotrim/VEJA.com

Passo a Passo para Consultar Créditos da Nota Fiscal Paulista

De modo geral, os passos para consultar o saldo disponível por meio da Nota Fiscal Paulista são simples:

  1. Acesse o site da Nota Fiscal Paulista;
  2. Em seguida, na opção “Saldo e Resgate”, clique em “Acesso ao Sistema”;
  3. Na página seguinte, selecione a opção “Consumidor” e informe seu CPF e senha para acessar;
  4. Depois disso, na página inicial do seu cadastro, clique em “Consultar” e depois em “Documentos Fiscais”;
  5. Na sequência, selecione o semestre desejado e clique para Consultar;
  6. Por fim, o sistema irá mostrar uma planilha com os créditos ainda não liberados e outra com detalhes sobre os registros de créditos.

Como acumular créditos na Nota Fiscal Paulista

Para acumular créditos na Nota Fiscal Paulista é só indicar seu CPF e pedir o documento fiscal após suas compras.

Nesse primeiro momento, não é preciso se cadastrar para acumular os créditos, mas para resgatar esses valores disponíveis no seu saldo o cadastro será necessário.

Cada tipo de estabelecimento oferece um valor de retorno diferente para os consumidores que utilizam a Nota Fiscal Paulista. Esse valor corresponde a um percentual do ICMS que os estabelecimentos recolhem.

Para conferir a porcentagem do ICMS pago por cada tipo de empresa que é destinada à Nota Fiscal Paulista, acesse a explicação no site do programa.

CPF na Nota: Vale a pena?

Programas que oferecem créditos aos consumidores que pedem CPF na nota fiscal podem ser opções vantajosas.

Afinal, a partir de uma ação bastante simples, é possível receber de volta parte do dinheiro gasto em compras e, em alguns casos, ter direito a outros benefícios como sorteios de prêmios, por exemplo.

Além disso, pedir a nota fiscal ajuda o governo estadual a ter um controle maios sobre os impostos pagos por empresas locais, o que pode evitar fraudes.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.