Prazo para negociar dívida do FIES é estipulado pelo governo; desconto pode chegar até 92%
Governo estipula prazo para que estudantes negociem dívida do FIES e determina condições para realizar renegociação. Saiba mais!
Uma das alternativas para os estudantes ingressarem no ensino superior é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), programa que tem por objetivo financiar os estudos dos universitários de baixa renda.
Os estudantes que estão em dívida com o FIES têm até o dia 31 de agosto de 2022 para renegociar as dívidas. A melhor parte é que ainda pode haver desconto.
Nesta matéria do No Detalhe, você fica sabendo quem o estudante deve procurar para renegociar a dívida do FIES, quais as condições para renegociar a dívida e mais! Confira!
Quem o estudante deve procurar para renegociar a dívida do FIES?
O FIES é um programa que paga parte da mensalidade dos estudantes em universidades privadas, de acordo com a renda familiar de cada um. Somente depois da formatura é que os estudantes devem quitar suas dívidas, pagando o valor que foi investido ao longo da graduação.
Aqueles estudantes que formalizaram contrato de financiamento até 2017 e estão com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas por algum motivo, estando em dívida com o FIES, devem procurar agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para fazerem as renegociações do pagamento, conforme o banco com que tenham formalizado contrato.
Em meio à negociação, algo a que o estudante deve estar atento são os descontos. Estudantes que estão com pagamento atrasado há mais de um ano e que possuem inscrição no Cadastro Único ou que receberam auxílio emergencial em 2021 têm direito a 92% de desconto no valor consolidado da dívida para o pagamento integral do saldo devedor, podendo ser pago à vista ou em até 10 parcelas corrigidas pela taxa Selic.
Caso o financiado que esteja em dívida há mais de um ano não possua inscrição no Cadastro Único nem tenha recebido auxílio emergencial em 2021, ele ainda pode ter desconto de 86,5% no valor consolidado da dívida para o pagamento integral do saldo devedor.
Aqueles estudantes que têm mais de 90 dias de atraso no pagamento têm a possibilidade de ganhar desconto da totalidade dos encargos e 12% do valor principal ao executar o pagamento à vista. No caso daqueles que estejam com atraso de mais de 90 dias e pretendam pagar parcelado, o pagamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas, haverá redução de 100% de juros e multas.
Quais as as condições para ter a dívida do FIES renegociada
A principal condição para poder negociar as dívidas do FIES é que o estudante tenha formalizado contrato de financiamento até 2017 e esteja com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas.
Para saber se é possível renegociar a dívida, o estudante deve acessar a plataforma digital do banco com que oficializou contrato. No caso dos estudantes financiados pela Caixa Econômica, estes devem acessar o site sifesweb.caixa.gov.br para fazer uma simulação. No próprio site, é possível saber as regras e perfil de adesão e, depois de fazer a simulação, gerar o boleto de pagamento em cota única ou parcela.
Pode ser que seja preciso fazer atualização cadastral. Com isso, o estudante deve enviar documentos pela plataforma, se desejar fazer o processo de renegociação e pagamento todo de maneira digital. Em caso de dúvidas, os estudantes devem entrar em contato diretamente com o banco www.caixa.gov.br/fies ou ligar no 0800 726 0101.
No caso dos estudantes financiados pelo Banco do Brasil, a renegociação também pode ser realizada digitalmente. Para isso, basta que o estudante acesse o aplicativo do banco e vá nas opções “Soluções de Dívidas, Renegociação Fies”. Na área indicada será possível escolher entre fazer a liquidação ou parcelamento da dívida, além de saber quais são os descontos concedidos e os valores da entrada e demais parcelas.
O estudante também tem a possibilidade de fazer a renegociação em uma agência do Banco do Brasil.
Se você por algum motivo está em dívida com o FIES, não deixe de aproveitar a oportunidade de renegociar suas dívidas e se livrar delas o quanto antes, tirando melhor proveito da vida após a graduação.
Veja também: PIS/Pasep 2022: pagamentos voltam hoje (15). Veja quem recebe parcela neste mês de março