Cursos Gratuitos Centec: Mil vagas abertas para 8 cursos! Veja como se inscrever

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) abriu inscrições para 1 mil vagas em oito cursos gratuitos com aulas online. As inscrições começaram na manhã desta terça-feira (20/04) e já se encerram nessa semana, sendo que a lista com os alunos selecionados será divulgada sexta-feira (23).

A iniciativa acontece em parceria com a Secitece (Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e é voltada às pessoas que moram no Ceará e se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Publicidade

Publicidade

Para se inscrever, basta acessar o site e clicar em em “Inscreva-se aqui”. Na página seguinte estarão os editais de cada um dos cursos e seus respectivos turnos (manhã, tarde ou noite). Sendo assim, é importante tomar cuidado para escolher o turno certo entre as opções disponíveis para o seu curso de interesse.

unidade centec
Imagem: Secitece

Conforme destaca Hermínio Lima, diretor de Extensão Tecnológica do Centec, os cursos gratuitos oferecidos pela instituição são destinados às pessoas que mais precisam de capacitação profissional para buscar oportunidades no mercado de trabalho.

“Nossos cursos são para pessoas mais necessitadas, que estão desempregadas, em busca do primeiro emprego ou que precisam de alguma qualificação profissional, além dos Ensinos Fundamental e Médio. Infelizmente, temos muitas pessoas com nível superior se inscrevendo, mas elas não são o nosso foco e isto complica a nossa organização”, ressaltou Lima.

Para participar, os candidatos devem ter pelo menos 16 anos de idade e possuir renda mensal de até um salário mínimo ou participar do programa Cartão Mais Infância. Além disso, cada curso possui alguns pré-requisitos específicos que os candidatos devem cumprir, como escolaridade mínima e equipamentos obrigatórios.

Publicidade

Publicidade

Como as aulas acontecem de forma online, também é necessário ter acesso à internet e dispositivo compatível para acompanhar os encontros por Google Meet ou Google Classroom.

Como funcionam os cursos gratuitos do Centec?

Dos oito cursos gratuitos disponibilizados pelo Centec, sete possuem carga horária de 40 horas, sendo quatro horas de aula por dia. As aulas acontecerão de forma remota entre os dias 26 de abril e 7 de maio, de segunda a sexta-feira, e os turnos variam entre uma formação e outra.

Os cursos disponíveis contemplam áreas como administração, eletrônica, vendas, mecânica, entre outras. Mas é importante destacar que cada pessoa pode se inscrever em apenas um curso por vez.

Após a divulgação da lista de selecionados na sexta-feira, os professores de cada turma entrarão em contato pelo e-mail informado pelo candidato na inscrição. Para participar das aulas, a Centec irá criar um e-mail institucional para cada um dos alunos.

Como as aulas são transmitidas pela internet, moradores de qualquer cidade do Ceará podem participar dos cursos gratuitos do Centec, mas os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) que estão oferecendo as formações são Fortaleza, Campos Sales, Acaraú, Itaiçaba, Jucás, Granja, Brejo Santo, Tauá, Fortim, Ipu e Jucás.

Veja a seguir a lista de cursos desta iniciativa, além do número de turma e quais são os turnos disponíveis para cada formação.

Publicidade

Publicidade

Veja também: Cursos Gratuitos Senai – Instituição tem 800 mil vagas no país! Confira!

Cursos gratuitos disponibilizados pelo Centec

Técnicas do Assistente Administrativo

São seis turmas com 60 vagas cada, sendo uma no turno da manhã, quatro no turno da tarde e outra à noite. A carga horária é de 40 horas e a escolaridade necessária Ensino Médio completo.

Ferramentas digitais

Três turmas com 60 vagas cada: a primeira das 8h às 12h, a segunda das 14h às 18h e a terceira das 18h às 22h. A carga horária é de 40 horas e a escolaridade necessária Ensino Médio incompleto. Para este curso, ter noções de informática é um pré-requisito.

Noções de eletricidade com segurança

Duas turmas com 60 vagas cada, ambas das 18h às 22h. A carga horária é de 40 horas e a escolaridade necessária Ensino Fundamental completo. Mas este é um curso voltado a profissionais do setor elétrico predial e áreas afins.

Técnica de negociação e vendas

Publicidade

Apenas uma turma com 60 vagas e aulas das 8h às 12h. A carga horária é de 40 horas e a escolaridade necessária Ensino Fundamental completo.

Publicidade

Veja também: Auxílio no Ceará – Governo cria mais duas medidas para auxiliar população. Veja!

Noções de liderança na atualidade

Duas turmas com 60 vagas cada, uma das 8h às 12 e outra das 13h às 17h. A carga horária é de 40 horas e a escolaridade necessária Ensino Médio completo. O pré-requisito para este curso é ter aptidão e interesse na área.

Eletricidade básica para mecânica de motocicletas

Apenas uma turma com 60 vagas disponíveis e aulas das 18h às 22h. Ao contrário das outras formações, a carga horária é de 20 horas. A escolaridade necessária é Ensino Fundamental completo e o curso é voltado a profissionais do setor mecânico e áreas afins.

Leitura e interpretação de projetos de edificações

Publicidade

Publicidade

Apenas uma turma com 60 vagas disponíveis e aulas das 18h às 22h. A carga horária é de 40 horas e a escolaridade necessária Ensino Médio completo. Mas o curso é destinado a jovens e adultos do setor de construção civil.

Prevenção e controle de verminoses em ovinos e caprinos

Apenas uma turma com 60 vagas disponíveis e aulas das 18h às 22h. A carga horária é de 40 horas e a escolaridade necessária Ensino Médio incompleto.

O pré-requisito para este curso é que os participantes sejam produtores rurais, técnicos agropecuários, estudantes e profissionais das Ciências Agrárias.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário