Chave Pix bloqueada: como desbloquear? Saiba como resolver

É usuário do Pix? Então, saiba que pode ter sua chave Pix bloqueada, sem conseguir realizar pagamentos ou transferências entre contas bancárias.

Aqui, você confere o porquê do bloqueio da chave Pix, além de como desbloquear Pix Caixa para liberar o serviço e conseguir usá-lo normalmente.

Publicidade

Publicidade

O que é o Pix?

Trata-se de um meio de pagamentos criado pelo Banco Central. Pelo Pix, o usuário consegue transferir e receber dinheiro em poucos segundos, de forma gratuita, se for pessoa física.

O sistema e serviço Pix estão disponíveis todos os dias da semana, inclusive aos feriados, e a qualquer hora, ao contrário de serviços tradicionais de transferência como o TED e DOC.

Para usar o Pix, o usuário precisa ter uma chave, que pode ser um número de telefone, e-mail ou CPF. Essa chave funciona como elemento de identificação do usuário, permitindo receber valores pelo serviço.

Publicidade

Publicidade

Motivos para ter o Pix bloqueado

O Pix pode ser bloqueado em situações específicas, impedindo que o usuário utilize o serviço ou acesse o dinheiro já transferido. A seguir, indicamos quais são os principais motivos para bloqueio do Pix:

Bloqueio por segurança

Também chamado de bloqueio por análise de segurança. Este caso é mais comum quando a conta bancária está passando por uma análise de segurança e tem seus recursos limitados. A finalidade desse bloqueio e análise é evitar fraudes e garantir a segurança da conta e do dinheiro do usuário.

Bloqueio judicial

Se o usuário estiver respondendo a algum processo e o juiz solicitar o bloqueio de suas contas, o banco deve acatar e impedir que utilize o Pix para transferências.

Normalmente, órgãos como o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), Receita Federal e Polícia Federal podem solicitar o bloqueio.

Limite excedido

Todo usuário do Pix possui um limite diário para fazer transferências utilizando o serviço. Geralmente, o limite no horário diurno é maior e no noturno é menor, para evitar golpes e fraudes.

A maioria dos bancos trabalha com o limite diurno igual ao do TED, portanto, de R$ 5 mil. No que se refere ao período noturno, o limite passará a ser de R$ 1 mil a partir de 4 de outubro.

Publicidade

Publicidade

Caso o usuário exceda o limite diário estabelecido pelo banco, ele não conseguirá realizar transferências e pagamentos pelo Pix.

Bloqueio por retenção

O bloqueio por retenção acontece quando existe suspeita de fraude na transação. Neste caso, o valor do pagamento ou transferência fica retido por 30 minutos durante o dia e uma hora durante a noite, para uma análise.

De acordo com o Banco Central, no bloqueio por retenção o usuário pode ser contatado para confirmar que a transação não é fraude. Caso seja contatado, não forneça senhas bancárias, somente confirme a operação.

Bloqueio cautelar

O bloqueio cautelar do Pix é uma medida que passará a valer a partir de 16 de novembro e faz parte de um pacote de ações do Banco Central para prevenção de fraude.

Publicidade

Diferente de outros tipos de bloqueio, o cautelar é feito na conta de quem recebe o valor. Neste caso, a instituição financeira recebe o dinheiro, mas retém o valor e só libera após o prazo de 72 horas. Mas, isso só acontece se houver suspeita de fraude.

Publicidade

Como desbloquear chave Pix?

A forma de desbloquear Pix Caixa depende do motivo do bloqueio. Se for por segurança, é simples resolver o problema, basta realizar o procedimento de verificação solicitado pelo aplicativo do banco, com encaminhamento de selfie e foto do documento de identificação.

Depois que o banco receber o material, ele analisa a compatibilidade das informações e libera o Pix, bem como demais recursos que o usuário não tinha acesso.

Caso seja um bloqueio judicial, é preciso aguardar que o processo jurídico se resolva ou solicitar o desbloqueio para o juiz. Vale lembrar que existe a possibilidade de não conseguir o desbloqueio.

Publicidade

Publicidade

Se o bloqueio aconteceu por retenção, no prazo máximo de uma hora o banco libera o serviço, caso não constate indícios de fraudes. No caso do bloqueio cautelar, o desbloqueio é automático no prazo máximo de 72 horas, também se não houver fraude.

Usuários com Pix bloqueado por limite excedido têm duas opções: aumentar o limite para transferências ou aguardar o próximo dia, quando o valor integral estará vigente.

Caso opte por aumentar o limite, a liberação não é automática e pode ocorrer em até 48 horas, para evitar o risco de fraude.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário