Saque de 1 mil reais do FGTS prestes a ser anunciado. Como funcionará?

Ministros confirmam saque de 1 mil reais do FGTS. Presidente deve assinar medida provisória com as regras para saque nesta quinta-feira.


Segundo informações apuradas pelo blog da jornalista e comentarista da GloboNews Ana Flor com ministros, o governo confirmou a liberação de um saque de 1 mil reais do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A discussão em torno da proposta se tornou pública após o ministro Paulo Guedes afirmar que o governo poderia liberar saques do FGTS.

De acordo com as informações confirmadas por ministros dos governo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve assinar uma medida provisória na quinta-feira (17/03) regulamentando os saques.

Quem terá direito ao saque antecipado do FGTS?

Saque de R$ 1 mil reais do FGTS prestes a ser anunciado. Como funcionará?
Trabalhadores com carteira assinada poderão fazer saque de 1 mil reais do FGTS. Foto: gov.br

Segundo as informações divulgadas nesta terça-feira (15), o saque de R$ 1 mil do FGTS será liberado para trabalhadores com carteira assinada.

No entanto, ainda não há mais detalhes sobre a iniciativa que possam confirmar se todo trabalhador registrado terá direito ao saque.

A expectativa é que estas informações fiquem disponíveis na quinta-feira, quando o presidente deve assinar a medida provisória com as regras para o saque.

Além disso, também na quinta, o governo deve confirmar a antecipação do 13º salário do INSS para aposentados e pensionistas, assim como aconteceu em 2020 e 2021.

Conforme a avaliação do governo, ambas as medidas serão importantes para impulsionar a economia no primeiro semestre.

Mas as medidas também visam a eleição deste ano, já que elas podem ajudar a população de baixa renda a pagar dívidas. Com isso, é possível que ajudem na campanha de Bolsonaro, que enfrenta dificuldades para sair do segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.

Vale a pena antecipar o FGTS?

Apesar de o acesso à parte do saldo do FGTS parecer “dinheiro fácil”, é importante tomar alguns cuidados. Afinal, vale lembrar que o fundo é voltado a situações de emergência, como desemprego e compra da casa própria.

Por isso, se o trabalhador tiver direito ao saque de 1 mil reais do FGTS, é importante que ele tenha segurança de que não corre risco de perder o emprego ou não pretenda comprar um imóvel em um futuro próximo, por exemplo.

Além disso, é importante destinar o valor para casos de necessidade, como pagamentos de dívidas. Nesse caso, o saque vale a pena, pois evita que o trabalhador fique pagando juros e ajuda a aliviar seu orçamento.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.