Dinheiro esquecido: o que acontece se eu não resgatar o dinheiro?
A partir de maio, será possível fazer novas consultas ao Sistema de Valores a Receber (SRV). Saiba o que acontece se não houver resgate.
O Sistema de Valores a Receber, ou SRV, é uma ferramenta lançada pelo Banco Central (BC) em janeiro para que cidadãos e empresas tenham a possibilidade de consultar e descobrir se existem algum dinheiro “esquecido” em bancos e demais entidades do sistema financeiro para resgate.
A primeira rodada de consultas de valores a receber acabou no último sábado (16), mas em maio a população poderá fazer novas consultas e resgatar os valores.
Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo detalhes a respeito da nova oportunidade para resgatar o dinheiro de Valores a Receber, o que acontece com quem não faz o resgate do valor e como fazer a consulta no SRV. Confira!
Instituições financeiras darão nova chance para clientes sacarem dinheiro esquecido na conta
Uma boa notícia para quem tem dinheiro esquecido no banco é que as instituições financeiras darão mais uma chance de os clientes efetuarem o saque dos valores que tiverem em conta.
Atualmente, as consultas referentes aos valores esquecidos estão suspensas. Isso porque, conforme previsto pelo cronograma inicial, o agendamento foi encerrado no último sábado (16). Porém, as pessoas que não conseguiram fazer as consultas e o agendamento para sacar os valores terão nova oportunidade para a ação.
A partir do dia 2 de maio, será possível fazer as consultas para saber se há ou não algum dinheiro esquecido no banco. Dessa vez, porém, não será necessário fazer agendamento e o cidadão terá a possibilidade de solicitar o resgate dos recursos no momento em que realizar a primeira consulta, segundo informa o Banco Central (BC).
O BC também informou que o SVR contará com informações novas repassadas pelas instituições financeiras, portanto é importante que até quem fez uma consulta anterior e percebeu que não havia dinheiro a ser recebido deve fazer uma nova consulta. Afinal de contas, pode ser que com a atualização surja alguma novidade financeira.
O que acontece se eu não resgatar o dinheiro de Valores a Receber?
Não há necessidade de preocupação, caso o cidadão tenha perdido a primeira oportunidade para consultar o SVR e descobrir se tinha algum dinheiro esquecido para fazer resgate, pois o dinheiro continua sendo guardado pela instituição, que não irá mexer no valor que pertence ao cliente, caso já houvesse saldo positivo anteriormente.
Da mesma forma, não é necessário se preocupar por não fazer a retirada do dinheiro. Os bancos irão guardar os valores por tempo indeterminado, até que os clientes façam a solicitação da retirada.
Como consultar e resgatar dinheiro no Sistema de Valores a Receber
Para fazer a consulta de Valores a Receber, o cidadão deve cumprir com o seguinte passo a passo:
- Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta do SRV.
- Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha o correntista a não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.
- Em seguida, é necessário ler e também aceitar o termo de responsabilidade.
- Feito isso, o cidadão deve conferir o valor a receber, a instituição que deve devolver o dinheiro e a origem do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
- Escolher entre as opções: “Solicitar por aqui”, caso o usuário tenha interesse em ter a devolução do valor através do Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição; e “Solicitar via instituição”: nesse caso, a instituição financeira não oferece a devolução por Pix, mas via Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC), sendo necessário que o usuário entre em contato com a organização pelo telefone ou e-mail informado para combinar a forma de retirada.
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