Vale-Gás 2022: governo retoma pagamento nesta segunda (25). Quem recebe? Valores e onde receber
Pagamentos do Vale-gás 2022 serão feitos todos os dias desta semana para os beneficiários. Os final de 6 a 0 do NIS podem esperar o dinheiro.
Depois de mais uma interrupção no pagamento do Vale-gás 2022, por conta do Feriado de Tiradentes, os depósitos voltam a ser feitos nesta segunda-feira, 25 de abril. Eles serão realizados até sexta-feira, 29 de abril, para famílias com o Número de Identificação Social (NIS) que vai de 6 a 0.
Quem recebe o benefício hoje (25/04)?
Hoje, segunda-feira, pessoas com o número 6 no final do NIS terão o dinheiro do Vale-Gás depositado em suas contas da Caixa. O calendário segue normalmente nesta semana.
Em abril, 5,39 milhões de famílias recebem o Vale-gás 2022. De acordo com o Ministério da Cidadania, as regiões do país que têm os maiores números de beneficiários são Nordeste, Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste.
Qual o valor do Vale-gás 2022?
Neste mês, os beneficiários do Vale-gás 2022 vão receber R$51,00, um real a menos do que em fevereiro, a última vez que o auxílio foi pago. O valor é determinado com base em uma análise da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Ela publica até o décimo dia útil do mês as médias nacionais semestrais do preço ao consumidor final do botijão, referentes aos seis meses anteriores. Esses valores têm como base o Sistema de Levantamento de Preços da Agência. O Vale-Gás corresponde a 50% do valor médio do botijão de 13kg de GLP no Brasil.
Por onde receber o benefício?
O dinheiro do Vale-gás pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Se preferir, o beneficio também cai nas seguintes contas:
- Conta Poupança Social Digital: uma poupança simplificada aberta automaticamente em nome do beneficiário, sem necessidade de comparecimento a uma agência da CAIXA. Ela pode ser acessada pelo app Caixa Tem;
- Conta Poupança CAIXA Fácil: A Poupança CAIXA Fácil é uma conta simplificada, com limite de saldo e movimentação mensal de R$ 3.000,00. Os clientes têm direito a um cartão, mas as movimentações também podem ser feitas no internet banking;
- Cartão social: com ele, é possível fazer saque nos terminais de autoatendimento da CAIXA, nos correspondentes CAIXA Aqui e nas Lotéricas.
Calendário do Vale-gás 2022
O calendário do Vale-gás 2022 é dividido de acordo com o número final do NIS. O dinheiro é depositado nos mesmos dias que o Auxílio Brasil, mas em meses alternados.
Veja como está o cronograma para o mês de abril:
- Final do NIS 1: 14 de abril;
- Final do NIS 2: 18 de abril;
- Final do NIS 3: 19 de abril;
- Final do NIS 4: 20 de abril;
- Final do NIS 5: 22 deabril;
- Final do NIS 6: 25 de abril;
- Final do NIS 7: 26 de abril;
- Final do NIS 8: 27 de abril;
- Final do NIS 9: 28 de abril;
- Final do NIS 0: 29 de abril.
O próximo mês que o benefício será depositado é em junho.
Vale-gás: quem tem direito?
As famílias participantes do programa Vale-gás 2022 seguem alguns critérios estipulados pelo Governo Federal. Eles são:
- Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
- Famílias com menor renda por pessoa;
- Famílias com maior quantidade de pessoas;
- Famílias que participam do Programa Auxílio Brasil;
- Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Famílias beneficiárias de programas de transferência de renda criados pelas prefeituras, governos estaduais ou governo federal podem participar. O Auxílio Gás também contempla grupos familiares que tenham em sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.
Mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência são priorizadas no Vale-gás.
Como solicitar o Vale-gás 2022?
Não é necessário realizar solicitação ou qualquer tipo de inscrição para receber o Vale-gás 2022. As famílias são selecionadas pelo Ministério da Cidadania, seguindo os requisitos estabelecidos pelo programa. Os dados utilizados para verificar o cumprimento dos critérios são inseridos pelas prefeituras no Cadastro Único dos Programas Sociais.
A meta do Governo Federal é que até 2023, todos que recebem o Auxílio Brasil também vão receber o Vale-gás. A cada dois meses, quando o benefício é pago, mais famílias serão contempladas.