Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo de Pernambuco
Veja quem são os pré-candidatos ao governo de Pernambuco em 2022 e confira os números da pesquisa mais recente no estado.
Em Pernambuco, a disputa pelo governo do estado promete ser acirrada nas eleições 2022, e a lista de pré-candidatos conta com alguns nomes conhecidos no cenário político local.
Neste ano, os pernambucanos elegerão um novo governador, já que Paulo Câmara (PSB) não pode disputar uma nova reeleição.
A seguir, veja quem são os pré-candidatos ao governo de Pernambuco nas eleições de 2022 e o que diz a pesquisa de intenção de votos mais recente no estado, divulgada em maio pelo Instituto Paraná Pesquisas.
Danilo Cabral (PSB)
O deputado de federal Danilo Cabral é o pré-candidato pelo partido do atual governador, ou seja, quem deve representar a atual gestão. Além disso, Cabral também deve contar com o apoio do PT, que abriu mão da candidatura do senador Humberto Costa para apoiá-lo.
Mas segundo o levantamento da Paraná Pesquisas, o deputado tem um longo caminho para chegar ao segundo turno, pois por enquanto aparece na quinta colocação com 7,1% das intenções de voto.
Marília Arraes (Solidariedade)
A deputada federal Marília Arraes chegou ao Solidariedade após enfrentar problemas internos no PT, e hoje lidera a disputa pelo governo de Pernambuco com 28,8% das intenções de voto, segundo o Paraná Pesquisas.
Arraes é advogada e antes de se tornar deputada federal também foi vereadora de Recife e secretária de Juventude e Emprego de Pernambuco no governo de Eduardo Campos.
Raquel Lyra (PSDB)
Raquel Lyra renunciou ao cargo de prefeita de Caruaru, onde exercia seu segundo mandato consecutivo, para disputar o governo de Pernambuco. No levantamento da Paraná Pesquisas, ela aparece em 2º lugar com 16% das intenções de voto.
Além de prefeita, Lyra também já atuou como deputada estadual por dois mandatos, delegada da Polícia Federal e chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo na gestão de Eduardo Campo.
Miguel Coelho (União Brasil)
Assim como Raquel Lyra, o ex-deputado estadual Miguel Coelho renunciou ao cargo renunciou ao cargo de prefeito de Petrolina, para o qual foi reeleito em 2020, para concorrer ao governo.
Filho do senador Fernando Bezerra Coelho, Miguel aparece em 3º lugar no levantamento da Paraná Pesquisas, com 13,6% das intenções de voto.
Outros pré-candidatos ao governo de Pernambuco em 2022
Além dos nomes já citados, a lista de pré-candidatos ao governo de Pernambuco em 2022 ainda inclui:
- Anderson Ferreira (PL) – ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, 4º lugar no levantamento da Paraná Pesquisas (12,3%);
- João Arnaldo (PSOL) – Advogado, candidato a vice-prefeito na chapa de Marília Arraes em 2020;
- Jones Manoel (PCB) – Historiador e youtuber.