CPF na nota aumenta realmente o Score de Crédito?

Muitos consumidores acreditam que incluir o CPF na nota aumenta o Score de crédito. Descubra se isso é mito ou verdade.


Os estados que contam com programas de CPF na nota oferecem diversos benefícios para os consumidores, mas será que a iniciativa realmente aumenta o Score de crédito dos participantes?

A resposta é não, pedir CPF na nota não aumenta o Score do consumidor. Apesar de muitas pessoas acharem que podem melhorar sua pontuação com esta iniciativa, a Serasa e demais órgãos de proteção ao crédito explicam que isso é apenas um mito.

CPF na nota não aumenta o Score

Essa confusão existe porque alguns consumidores acreditam que, ao incluir o CPF na nota fiscal, os bancos e órgãos de proteção ao crédito vão perceber o fluxo de operações financeiras e aumentar a pontuação de crédito por conta disso.

Mas isso não acontece, pois a Serasa e órgãos semelhantes não utilizam essas informações para calcular o Score dos consumidores.

CPF na nota aumenta realmente o Score de Crédito?
Incluir o CPF na nota não aumenta o Score de crédito. Foto: Kisie Ainoã

No caso da Serasa, a instituição informa que leva em consideração informações como cadastro positivo ou negativo, atrasos em pagamentos, comprometimento de renda, entre outras questões.

Então quais os benefícios de incluir o CPF na nota?

Em alguns estados, os consumidores que participam das iniciativas de CPF na nota têm direito a descontos no IPVA do ano seguinte. Nesse caso, o acúmulo de notas fiscais pode gerar um abatimento de até 10% no imposto.

Enquanto isso, em cidades como Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e Salvador (BA), os participantes podem conseguir desconto no IPTU.

Além disso, incluir o CPF na nota também dá direito a participação em sorteio de prêmios que chegam a R$ 1 milhão. Nesse caso, quanto maior o número de notas com o CPF incluso, maiores as chances de ganho do participante.

Por fim, alguns programas também permitem que o consumidor resgate créditos acumulados com a participação nos programas. É o caso do Nota Paraná, por exemplo, que permite converter os créditos em recargas para o celular.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.