MEI terá acesso a PROGRAMA DE CRÉDITO lançado nesta sexta (19)
Ministério da Economia lança nova fase do PEAC, programa de crédito que dessa vez também ficará disponível para quem é MEI.
Acontece nesta sexta-feira (19/08) o lançamento de uma nova fase do PEAC (Programa Emergencial de Acesso a Crédito), que dessa vez também ficará disponível para quem é MEI (Microempreendedor Individual).
O PEAC foi lançado no início da pandemia de covid-19 para socorrer empresas de pequeno e médio porte e concedeu R$ 92 bilhões em crédito, segundo o Ministério da Cidadania.
O que é o PEAC?
O PEAC surgiu como uma medida emergencial para que empresas de pequeno e médio porte pudesse obter financiamentos ou empréstimo com garantia do FGI (Fundo Garantidor de Investimentos), o que reduz o risco de inadimplência para quem concede o crédito.
Nessa nova fase, MEIs e microempresários também poderão conseguir crédito com a medida. Segundo projeções do Ministério da Economia, serão repassados R$ 21 bilhões em créditos até dezembro de 2023, quando o programa chega ao fim.
Os bancos vão começar a liberar recursos pelo PEAC na próxima segunda-feira (22/08). As operações de crédito do programa terão uma taxa média de 1,75% ao mês, com prazos de pagamento que vão de 12 a 60 meses.
Além disso, um dos destaque do programa é que os empreendedores que contratarem crédito por esta iniciativa terão carência de 6 meses a 1 ano, ou seja, não precisarão pagar nada neste período.
Quanto o MEI pode contratar de crédito pelo PEAC?
Pelas regras do PEAC, o valor concedido como empréstimo considera a média mensal de faturamento nos 12 meses anteriores à pandemia.
Ou seja, o crédito disponível irá depender da situação de cada empreendimento, sendo que a negociação é feita diretamente com o banco.
A lista de instituições financeiras habilitadas a conceder crédito com garantias do PEAC inclui agências de fomento, sistemas cooperativos, bancos regionais e grandes bancos, como Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.
Para conferir todas as instituições habilitadas, acesse o site do BNDES.
VEJA TAMBÉM: Programa de empréstimo para MEI e pequenas empresas está aberto para adesão