Quando parcela o Cartão de Crédito o limite volta?


Uma das dúvidas mais comuns sobre o cartão de crédito é se o limite volta quando a fatura do cartão é parcelada.

O cartão de crédito é uma ferramenta importante na vida do consumidor. Porém, é importante saber utilizar este recurso da maneira correta.

A seguir, você fica sabendo se quando parcela o cartão de crédito o limite volta, quando optar por pagar o mínimo e mais. Confira!

Quando parcela o cartão de crédito o limite volta?

Caso o cidadão precise fazer o parcelamento da fatura do cartão de crédito, isto é, se o consumidor cair no rotativo do cartão de crédito, ele precisa saber que o limite total não voltará. Isso porque, para que o limite total do cartão seja restituído, é necessário fazer a quitação de toda a dívida do cartão.

Em outras palavras, o cidadão precisa pagar tudo que está devendo em faturas, considerando eventuais faturas passadas, a atual e as faturas do futuro. Enquanto houver pendência de pagamento de parcela, o cidadão terá de continuar com o limite bloqueado.

É por isso que é bom evitar parcelar o pagamento de compras, pois isso reduz o limite ainda mais.

Conforme o consumidor for pagando o cartão, ele vai liberando o limite, que poderá ser usado em novas transações. O ideal é organizar todas as contas e fazer o pagamento delas em dia para evitar cair no rotativo do cartão de crédito.

Até porque, quando são feitos parcelamentos, são fixados juros em cada parcela. Quanto mais parcelamentos forem feitos, mais o limite do cartão de crédito será consumido. Desse modo, o consumidor não terá crédito à sua disposição.

Quando optar por pagar o mínimo ou parcelar a fatura do cartão?

Existem algumas situações em que o cidadão não consegue fugir da opção de pagar apenas o mínimo da fatura. Pagar o mínimo é equivalente a pagar apenas uma parte da fatura e parcelar o restante do valor, para ser pago ao longo do tempo.

Em geral, o valor que é fixado como juros do parcelamento de uma fatura pode ser bem alto.

Sendo assim, essa ação somente é recomendada em casos em que o consumidor tem certeza de que irá conseguir realizar o pagamento em outro momento, pois terá o valor necessário para isso.

Desse modo, o cidadão poderá evitar maiores frustrações e dor de cabeça para sua vida financeira, pensando no médio e longo prazo.

Por que é importante se organizar para fazer o pagamento integral da fatura?

A melhor atitude que todo consumidor deve tomar é ser bastante cuidadoso na hora de utilizar e administrar o cartão de crédito. Isso porque não é difícil que este recurso acabe se tornando um vilão na vida financeira de muita gente. No Brasil, 71,4% das famílias do país fecharam o mês de julho com dívidas.

Um dos principais fatores que levam os brasileiros ao endividamento é o cartão de crédito.

A verdade é que o cartão de crédito é uma ferramenta que deveria ser utilizada em situações específicas. Afinal de contas, o crédito funciona como uma espécie de empréstimo, que o cidadão deve quitar todo final do mês.

Com isso, o cidadão precisa ter o cartão de crédito como um aliado que vai funcionar como uma alternativa financeira para momentos de falta de dinheiro por causa de imprevistos. Por exemplo, uma reserva pessoal ou um seguro de proteção financeira.

De modo geral, é bom que o cidadão se atente a planejar e buscar meios de manter um consumo consciente com o uso do cartão de crédito. Atitudes como essa tendem a reduzir as chances de precisar renegociar ou postergar o seu pagamento.

Veja também: 5 BENEFÍCIOS que DESEMPREGADOS têm direito e não sabem!

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.