Redução no preço da gasolina NÃO CHEGA para o consumidor; entenda
Redução no preço da gasolina anunciada pela Petrobras na última semana não chega no mesmo nível para o consumidor final.
A redução de 7% no preço da gasolina vendida para as refinarias, anunciada na última quinta-feira (01/09) pela Petrobras, não chegou no mesmo nível para o consumidor final.
Segundo o levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), o combustível caiu apenas 0,8% nas bombas desde o dia 2, quando o novo valor entrou em vigor. Atualmente, o preço médio da gasolina no país está em R$ 5,46.
Qual é a redução acumulada no preço da gasolina nos últimos meses?
Somando as três últimas reduções anunciadas pela Petrobras em julho e agosto, o preço médio da gasolina caiu 12,21%. Isso representa uma queda de aproximadamente R$ 0,76 no valor repassado ao consumidor.
De acordo com o diretor da Edenred Brasil, Douglas Pina, o reajuste anunciado no início do mês foi maior do que os anteriores, e “teve um reflexo superior na queda do preço final”.
No entanto, o reajuste que gerou maior impacto para o bolso dos motorista foi o do dia 19 de julho, segundo Pina. Na época, a redução também incluiu os cortes do ICMS e chegou a 0,92%.
Ainda de acordo com Pina, a tendência é que haja novas reduções no preço da gasolina nos próximos dias.
Antes do último reajuste anunciado pela Petrobras na semana passada, o IPTL mostrava um recuo de 24% no preço da gasolina para o consumidor em dois meses.
O que é o IPTL?
O IPTL, índice de preços de combustíveis que aponta a redução de 0,8% no valor médio da gasolina nas bombas desde o início do mês, é levantado com base nos abastecimentos realizados no postos credenciados da Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil.
O índice é considerado de grande confiabilidade, já que são 21 mil postos credenciados e 1 milhão de veículos administrados pela marca. Em média, a marca registra oito transações por segundo.